Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > DDD da Prodgep coleta sugestões para capacitação de servidores

DDD da Prodgep coleta sugestões para capacitação de servidores

por Ascom02 publicado 22/11/2013 08h43, última modificação 22/11/2013 08h43

A Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento (DDD) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep) está colocando em execução um cronograma de visitas a todas as unidades da Universidade Federal do Acre (Ufac). O objetivo é buscar parcerias para a solução dos problemas relativos à capacitação e à qualificação dos técnico-administrativos.

A capacitação consiste em cursos de curta duração que têm por objetivo aprimorar, individualmente, a qualidade do atendimento em cada setor da universidade, tendo em vista o público-alvo mais real — o aluno. A qualificação consiste em cursos do ensino regular, tendo como foco central os eventos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Nas unidades institucionais, a DDD busca uma maior aproximação entre a administração superior e os técnico-administrativos. Nesse sentido, coleta sugestões, em documento escrito, para o futuro Plano de Capacitação de 2014, a ser construído coletivamente pelos funcionários, durante o mês de dezembro.

Haverá, ainda, no primeiro semestre de 2014, a realização de um seminário cuja finalidade é levar os servidores a conhecerem, em detalhes, o papel desempenhado por cada setor, desde os órgãos da administração superior às unidades de apoio. Esse evento pretende discutir as bases institucionais que darão suporte à futura criação de cursos de pós-graduação.

Receptividade das visitas

Segundo José Cláudio Mota Porfiro, diretor da DDD, a instituição não possui um quadro de técnico-administrativos com formação em nível de mestrado e doutorado para promover a gestão administrativa da Ufac. “Se houvesse essa titulação entre os servidores, os nossos professores doutores, preparados nas melhores universidades do país, não estariam ocupando cargos de direção”, ponderou Porfiro. “Eles estariam em sala de aula, cuidando do ensino, da pesquisa e da extensão, garantindo a qualidade do ensino”.

Para Porfiro, técnico-administrativo com doutorado pela Universidade de Campinas (Unicamp), suas visitas, acompanhado pela coordenadora de Capacitação e Desenvolvimento, Sandra Maria Soares da Rocha, têm obtido êxito. “Trata-se de algo nunca visto desde os primeiros tempos da Ufac”, lembrou.

Sandra destacou a boa receptividade dos setores visitados. “Isso nos incentiva a prosseguir com esse método, em busca dos frutos que já começamos a colher, visto que as primeiras sugestões acerca da elaboração do nosso plano já começam a chegar ao nosso e-mail: ddd@ufac.br”, disse.

Postado em: 21/11/2013