Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Delegação de universidades peruanas visita a Ufac

Delegação de universidades peruanas visita a Ufac

por Ascom-01 publicado 18/02/2013 14h58, última modificação 18/02/2013 14h58

Delegação composta por seis representantes de universidades peruanas esteve, nesta segunda-feira, 18, em reunião com a reitora em exercício, Guida Aquino, e com pró-reitores da Universidade Federal do Acre (Ufac). Os visitantes falaram de projetos técnico-científicos em andamento em suas universidades, propondo intercâmbio com a universidade brasileira.

O pesquisador Ronald Corvera-Gomringer, do Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana (IIAP) resumiu o principal objetivo do grupo, que é o de criar parcerias em busca de interesses comuns para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia. “Precisamos compartilhar projetos e experiências das diversas áreas da academia para, dessa maneira, verificar problemas das regiões e solucioná-los”, disse ele, reiterando que a cooperação entre as instituições internacionais auxilia na valorização da Amazônia.

A reitora em exercício, Guida Aquino, lembrou que, neste ano, a Ufac sedia a 38ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o que oportuniza a apresentação de trabalhos e a troca de experiências entre pesquisadores de diversificados lugares. “Esta será uma oportunidade para que as universidades exponham seus trabalhos”, destacou ela. “Dessa forma, os pesquisadores peruanos poderiam participar da reunião para divulgação de seus projetos”, concluiu.

Além disso, discutiu-se na reunião que os convênios internacionais podem viabilizar a capacitação de profissionais, entre eles os docentes das universidades do Peru e da Ufac, fomentando, ainda, os trabalhos de pesquisa e o intercâmbio entre as instituições para que alunos peruanos possam estudar no Acre, seja em nível de graduação ou de mestrado. Do mesmo modo, discentes da Ufac poderiam estudar no Peru.

Estiveram presentes no encontro o reitor da Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios, Percy Amilcar Zevallos Pollito; o reitor da Universidad Nacional de San Martin, Alfredo Quinteras García; o presidente e o gerente regional do IIAP, Keneth Reátegui del Aguila e Cesar Chia Davila, respectivamente; Tingo Maria, da Universidad Nacional Agraria de la Selva e Ronald Corvera-Gomringer, do IIAP.