Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Encontro Internacional de Cultura é encerrado com apresentações musicais e danças

por Ascom-01 publicado 31/10/2014 17h35, última modificação 31/10/2014 17h40

Uma série de apresentações culturais marcou o terceiro dia de programação do 1º Encontro Internacional de Cultura da Amazônia e o 2º Encontro de Cultura das Universidades da Região Norte organizado pela pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Acre (Ufac). Estudantes do Peru, Roraima e Orquestra Filarmônica do Acre subiram ao palco do Anfiteatro Garibaldi Brasil onde o evento é realizado desde a última quarta-feira.

Da Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios (Unamad), vieram 32 estudantes de diferentes cursos. Com vestimenta típica a indígenas peruanos, os jovens apresentaram o espetáculo “Mistura Amazônica”, uma compilação livre de lendas amazônicas do Peru com presença marcante de traços de rituais do Ayahuasca e da fera amazônica, a onça.

“A partir do convite da Ufac fizemos questão de trazer um pouco da nossa cultura peruana para apresentar aos irmãos brasileiros. O encontro significou mais um passo em direção à abertura das fronteiras, um espaço de trocas culturais importantes para ambos os países. Estamos profundamente agradecidos ao reitor Minoru Kinpara e ao pró-reitor Enock Pessoa pela lembrança e não há dúvida que em breve receberemos também os irmãos brasileiros na nossa universidade”, afirmou Julio Garcia Gomez, professor da (Unamad).

Outras apresentações culturais seguiram após o espetáculo peruano. O professor do curso de música da Ufac, Leonardo Feichas, apresentou um recital solo de violino com seis prelúdios do compositor brasileiro Flausino Vale. A Orquestra Filarmônica do Acre e o musical “Lua e Flor Amazônia”, banda e grupo de dança Mundanu da Universidade Federal de Roraima, fecharam a programação.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Enock Pessoa, o evento cumpriu seu papel ao integrar as universidades públicas da Amazônia e discutir temas inerentes e atuais em relação a produções culturais nas universidades brasileiras. “Dos sete Estados da região norte, reunimos cinco que se somaram aos irmãos da Universidade de Madre de Dios e de Pando. Nesses três dias conseguimos trazer às mesas temas como a internacionalização, a curricularização e a cultura como elo importante de integração entre as regiões e universidades. Sem dúvida o saldo daqui é positivo”, avaliou.

Fonte: Ascom/Ufac