Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes peruanos visitam Ufac

Estudantes peruanos visitam Ufac

por Ascom-01 publicado 29/08/2014 14h25, última modificação 29/08/2014 14h25
Comitiva participa de projeto de intercâmbio educacional firmado entre escolas dos dois países

Uma comitiva formada por estudantes peruanos visitou na tarde de ontem, 29, o campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac). O grupo, formado por jovens entre 14 e 17 anos, foi recepcionado pelo reitor da instituição, Minoru Kinpara, e pela vice-reitora, Guida Aquino. A visita fez parte da programação do projeto de intercâmbio educacional firmado entre escolas acrianas e peruanas através da Secretaria de Educação e Esporte do Estado do Acre.

“Não conhecia o Brasil e estou gostando muito de tudo que estou vendo aqui. Principalmente a música e o cupuaçu. Estou atenta à universidade porque não é impossível que venha estudar aqui”, disse a jovem Fiorella Flores, 15 anos.

Ao todo, 61 alunos oriundos da escola Fermin Tanguis, em Lima, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura da universidade brasileira mais próxima. A coordenadora de apoio psicopedagógico, Márcia Fittipaldy, apresentou ao grupo os 11 atuais programas de assistência estudantil (cinco bolsas e seis auxílios) praticados na instituição. À pró-reitora de graduação, Socorro Neri, coube tratar da estrutura dos cursos ofertados, 43 graduações no total (23 licenciaturas e 20 bacharelados), 7 programas de mestrado e 1 de doutorado.

“Quero destacar a generosidade deste Estado que se dispõe a receber nossos estudantes nesta Universidade que é um lugar de produção de alto conhecimento. Já temos peruanos estudando aqui e, futuramente, podemos ter outros jovens dedicando-se não só à graduação, mas ao mestrado e doutorado. Para nós, isso tudo é uma honra”, disse o Cônsul Geral do Peru, Felix Vasques Solis.

Hoje, o intercâmbio universitário firmado entre a Ufac e a Universidade de Ucayali garante o ensino superior a doze peruanos no Acre. A expectativa é que novas parcerias sejam consolidadas no futuro próximo, informou a vice-reitora Guida Aquino que, recentemente, assumiu a Assessoria de Cooperação Interinstitucional da qual fazem parte os técnicos Gabriel Dias, Gabriel Farias e Elizabeth Santos, todos apresentados à comitiva.

Em sua fala de apresentação, o reitor Minoru Kinpara destacou a construção do terceiro campus da universidade como uma nova via de cooperação. “O campus de Brasileia, sem dúvida, estabelecerá uma inter-cooperação ainda mais forte, possibilitando um número cada vez maior de estudantes peruanos aqui [Brasil] e estudantes nossos lá [Peru]. A ufac sempre estará de portas abertas, porque aqui não somos só brasileiros, nem só peruanos. Somos um só povo”, finalizou o reitor que recebeu uma placa de agradecimento das mãos do diretor da escola peruana, Luis Enrique Domingues.

Integração - O projeto de intercâmbio educacional é desenvolvido desde o ano passado pela Secretaria de Educação e Esporte do Estado do Acre, através da Escola José Rodrigues Leite. A comitiva peruana deste ano partiu de avião de Lima até Puerto Maldonado de onde seguiu de ônibus até Rio Branco. Além dos 61 estudantes, integraram o grupo  6 professores e 4 mães. Após quatro dias no Acre, a comitiva retornou, na manhã de hoje, ao destino de origem.

Postado em: 29/8/2014