Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac assina contrato para construção da 1ª pista oficial de atletismo do Acre
conteúdo

Ufac assina contrato para construção da 1ª pista oficial de atletismo do Acre

por Ascom02 publicado 11/10/2016 12h39, última modificação 11/10/2016 12h39

A Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou a construção da primeira pista de padrão internacional do Estado do Acre, nesta terça-feira, 11. A obra será no campus sede da instituição e respeitará as marcações oficiais recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo.

O revestimento da pista, produzido na Itália, já foi adquirido pela Ufac, que, na manhã de hoje, firmou a assinatura do contrato para construção da base da pista. “Esta é uma etapa minuciosa, que exige muita técnica e perícia. O sucesso da obra depende desta etapa”, frisou o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid. A execução da obra ficará sob responsabilidade da empresa Recoma Construção, Comércio e Indústria Ltda., vencedora do processo licitatório, a qual, em todo o país, já se encarregou do projeto de 45 pistas similares.

A pista de atletismo de alto rendimento da Ufac será construída no espaço onde foi montada a tenda principal da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, próximo ao bloco de Educação Física, em uma área total de 6.615 metros quadrados. O projeto contará com urbanização, iluminação, alambrado e equipamentos completos, que irão atender a necessidade de modalidades que incluem corrida, salto com vara, salto triplo e extensão, lançamento de peso, lançamento de dardo e salto em altura. Com oito raias de 400 metros cada, a pista estará apta a buscar a certificação internacional classe 2 da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

“Esta é uma conquista de 25 anos do curso de Educação Física. A pista de atletismo e os espaços anexos representam o investimento em ensino e extensão”, disse o coordenador de Educação Física (bacharelado), José Reinaldo de Azevedo. “Hoje, todas as aulas ligadas ao atletismo dependem de parcerias com outros órgãos. Com a construção da pista, esse cenário muda. Teremos condição, inclusive, de montar equipes de alto rendimento e valorizar a prática do esporte.” Segundo o professor, uma parceria com a Federação de Atletismo do Acre já está garantida.

A pista, orçada em R$ 11 milhões, tem recursos disponibilizados pelo Ministério do Esporte, que, por ocasião da Rio-2016, vinha desenvolvendo políticas de criação e incentivo a espaços esportivos olímpicos em todos os Estados brasileiros. Após a inauguração, o espaço oferecerá a oportunidade de o Estado receber competições internacionais de qualquer nível.

“Esta será a primeira pista de padrão internacional do Estado. Isso aumenta a visibilidade do Acre para o desenvolvimento do esporte”, destacou o reitor Minoru Kinpara. “A Ufac está investindo na melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão, ligada ao esporte e ao alto rendimento, mas também contribuindo para a democratização da prática do atletismo no Estado, seja pela iniciação à modalidade, seja pelo treinamento de alto nível.”

O prazo para execução desta fase do projeto é de 180 dias. A previsão é que a pista de atletismo da Ufac esteja totalmente concluída no segundo semestre de 2017.

Postado em: 11/10/2016