Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac assina convênio para continuação do Programa de Residência Florestal

Ufac assina convênio para continuação do Programa de Residência Florestal

por Ascom02 publicado 30/11/2012 15h32, última modificação 30/11/2012 15h32

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Martins Kinpara, assinou hoje pela manhã, 30, convênio para continuação do Programa de Residência Florestal (PRF) com a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

O PRF é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada aos graduados em engenharia florestal da Ufac, na forma de curso de especialização e residência. O programa caracteriza-se pelo treinamento e aperfeiçoamento profissional, em regime de dedicação exclusiva. É realizado em parceria com entidades públicas e privadas atuantes no setor florestal do Estado do Acre, sob a orientação de professores devidamente qualificados.

A engenheira florestal Simony Hechenberger, por exemplo, esteve nesse programa. Ela se formou em 2011 e, logo em seguida, conseguiu entrar no PRF. Trabalhou durante um ano na Cooperativa de Produtos Florestais Comunitários e, quando terminou a residência, já estava empregada.

O convênio garante ao residente uma bolsa de R$ 1,5 mil para desenvolvimento profissional, orientação, monitoramento, supervisão e avaliação, sob a responsabilidade da Ufac. Além da residência, os engenheiros florestais fazem especialização em Gestão Florestal, em parceria com a Universidade Federal do Paraná.

No edital que sai na próxima semana serão oferecidas vinte vagas: oito para Rio Branco e 12 para Cruzeiro do Sul. Segundo o preceptor do PRF, Tadeu Melo, a atividade constitui uma forma de inserção “dos engenheiros florestais no mercado de trabalho, garantindo a qualificação profissional, com residência e especialização, aos recém-formados da Ufac”.

De acordo com o reitor Minoru Kinpara, o programa tem um grande significado para a Ufac e para o Estado do Acre, porque possibilita aos profissionais a continuidade e o aprimoramento de seus conhecimentos na área. “A Amazônia precisa muito da ciência para fortalecer e garantir o desenvolvimento regional”, destacou o reitor.

A assinatura do convênio contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Edvaldo Magalhães; do pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Josimar Batista Ferreira; do pró-reitor de Planejamento, Alexandre Ricardo Hid; dos preceptores Tadeu Melo e Keite Roseani, além de diretores e coordenadores da Ufac.