Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e Catar implantam coleta seletiva
conteúdo

Ufac e Catar implantam coleta seletiva

por Ascom02 publicado 29/05/2013 13h50, última modificação 29/05/2013 13h50

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Acre (Catar) preparam ações para a implantação de um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos no campus Rio Branco. O lançamento do programa deverá acontecer no início do ano letivo, marcado para o fim do próximo mês de junho.

A presidente da Comissão de Implantação da Coleta Seletiva Solidária, assim designada pela Ufac, Cristina Boaventura, explicou que “esse tipo de ação vem ao encontro dos anseios da atual administração da universidade, no que diz respeito à sua preocupação com o meio ambiente, levando em conta que o funcionamento da máquina pública, de um modo geral, gera resíduos que causam um impacto ambiental significativo”.

De acordo com Júlio Silva, assessor técnico da Catar e da WWF/FBB/MTE, “a parceria da cooperativa com a Ufac é de suma importância para a consolidação do projeto de coleta seletiva municipal, levando em conta não somente a destinação dos resíduos para a cooperativa, mas também pela possibilidade da realização de ações de capacitação para os cooperados, em nível de projetos de extensão”.

Para Leonardo Lopes, assessor da Catar no Programa Água Brasil, “essa junção de forças entre as duas entidades é de suma importância, pois fortalece, entre outras coisas, a política nacional de resíduos sólidos no contexto do município, uma vez que destina os materiais recicláveis, de forma correta, às organizações representativas dos catadores em Rio Branco”.