Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac entrega Fazenda Experimental do Catuaba totalmente revitalizada

Ufac entrega Fazenda Experimental do Catuaba totalmente revitalizada

por glauco publicado 09/10/2015 14h50, última modificação 09/10/2015 14h48

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 9, a obra de revitalização da Fazenda Experimental Catuaba (FEC). Foram investidos aproximadamente R$ 250 mil na revitalização da área. A obra é fruto de um compromisso da gestão superior com investimentos em ensino, pesquisa e extensão.

Entre os serviços executados estão a manutenção das duas casas existentes na área; reabertura de 3,6 quilômetros de ramal; manutenção de criadouros de animais e do mirante; instalação de 50 metros de bueiros; troca da roda d’água; pórtico de entrada; aquisição de 12 camas e colchões; aproximadamente 800 metros de cerca em alambrado e ripões; implantação de rede elétrica em toda a extensão do ramal com três transformadores de energia com capacidade de 15kva.

Para Kinpara a FEC é um grande laboratório vivo. “Este espaço vai ser utilizado pelos alunos do curso de Engenharia Florestal, Agronomia, Biologia, pelos alunos do Colégio de Aplicação e pelos parceiros da Ufac”, afirmou o reitor. cat

A FEC e a Reserva Florestal Humaitá (RFH) estão recebendo grandes investimentos da gestão. Kinpara lembra que o espaço, que já tem mais de 30 anos de história, já chegou a ficar abandonado. “Estamos entregando esta área totalmente revitalizada, este é um espaço muito importante para nossa Universidade, principalmente para os nossos pesquisadores”, explicou.

A FEC é um espaço de responsabilidade do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN). O diretor do CCBN, Carlos Garção, acredita que a obra de revitalização vai promover uma melhoria nas atividades docentes de ensino, pesquisa e extensão. “Com a FEC revitalizada esperamos uma melhoria na qualidade das pesquisas desenvolvidas aqui e temos a expectativa de que novos trabalhos de pesquisa venham a surgir”, disse Garção.

Karoline Silva é aluna do 3º período do curso de Biologia da Ufac e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).  Ela desenvolve uma pesquisa com serpentes. “Antes eu tinha que andar vários quilômetros com todo o equipamento de pesquisa e era muito cansativo. Agora temos o acesso garantido com a reforma do ramal, e um carro nos leva até bem perto da área de pesquisa”, disse a graduanda.

A aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação (CAp), Loiane Leite Carneiro, desenvolve um projeto científico em que estuda métodos de captura de animais silvestres. “Trabalhamos com insetos, anfíbios, répteis e botânica. No final do projeto vamos produzir um artigo científico. Esta reforma nos proporciona mais conforto e dessa forma me sinto mais integrada com o ambiente de pesquisa”, afirmou a aluna. “Esta experiência vai me ajudar muito quando eu cursar uma graduação”, pontuou.

Fazenda Experimental Catuaba

A FEC fica localizada às margens da rodovia BR-364, a 25 quilômetros de Rio Branco. A área é composta por 819 hectares, sendo 30 hectares de área antropizada (onde estão localizados alojamentos, pomar e horta), 10 hectares de área de capoeira (onde estão localizados recintos que abrigam os animais) e o restante de cobertura florestal. O espaço, de propriedade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AC), representa parte da floresta nativa regional, marcando sua importância tanto para a conservação quanto para seu uso em pesquisa científica em diversas áreas.

Ao longo dos últimos 25 anos, diversas atividades da Ufac, tanto de ensino quanto de pesquisa, têm sido desenvolvidas na área da FEC, incluindo trabalhos de monografia, dissertação de mestrado e teses de doutorado. Mais recentemente, nos últimos cinco anos, a área tem sido utilizada em pesquisas integradas, envolvendo a participação de pesquisadores da Ufac e de outras instituições de ensino do Brasil e do exterior.

cat 4

Dentre as pesquisas em rede, destacam-se o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). O programa possui sítios padronizados de amostragem em diversos lugares do Brasil, com uma unidade modular instalada na FEC, onde estão sendo realizados diversos projetos de pesquisa de alunos e docentes da Ufac (iniciação científica e mestrado) e de outras instituições de ensino e pesquisa.

A área tem sido considerada de grande importância para redes de pesquisa associadas a convênios da Ufac com outras instituições, tais como University of Exeter (Inglaterra); New York Botanical Garden (EUA); University of Florida (EUA); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam).

VEJA+FOTOS

Postado em: 9/10/2015.