Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac forma primeiro Engenheiro Eletricista
conteúdo

Ufac forma primeiro Engenheiro Eletricista

por glauco publicado 12/08/2015 14h20, última modificação 12/08/2015 14h20

A Universidade Federal do Acre (Ufac) formou recentemente o primeiro aluno do curso de Engenharia Elétrica. O estudante Andrei Oliveira Mota Porfiro concluiu o curso de graduação, que tem duração de 5 anos, e é o primeiro aluno a se graduar no curso.

O aluno diz que sempre teve vocação para ciências exatas, e tinha um fascínio pela eletricidade e em como algo tão complexo conseguia ser distribuído pelas linhas de transmissão até chegar à casa do consumidor. Isso fez com que ele escolhesse o curso de Engenharia Elétrica da Ufac ao invés do curso de Engenharia Civil, que era a primeira opção. “A energia é muito importante. Não vivemos sem energia. Acho brilhante como que ela chega até nós. Isso despertou o meu interesse” disse Porfiro.

“Mas não é só isso.” Disse Andrei, que ao se aprofundar nos estudos descobriu que a Engenharia Elétrica também está presente nas áreas de telecomunicações, automação industrial e residencial, eletrônica de potência e em várias outras áreas.

eg

Andrei faz parte da primeira turma do curso, que teve início em 2011 e conta com um corpo docente formado por oito professores efetivos e um substituto. São cinco doutores, um mestre, um mestrando e um especialista. Atualmente, o curso dispõe de um laboratório de medidas elétricas e um laboratório de instalações elétricas para utilização em aulas práticas.

Dentre os pontos positivos da formação, Porfiro destaca o empenho dos professores. “Estou satisfeito com o que aprendi. Os professores se dedicaram ao máximo em nos transmitir o conhecimento. Foi uma experiência ótima”, ressalta Porfiro.

Assim que entrou para o curso, Porfiro começou a estagiar na Eletrobrás Distribuição Acre e foi de lá que surgiu a ideia da monografia. No dia a dia da empresa, teve contato com as perdas e furtos que a distribuidora enfrentava. Com base nisso, e buscando uma medida para redução de perdas a curto prazo, elaborou um algoritmo que minera entre os dados de consumo da empresa para buscar dados fora do padrão que possam caracterizar furto ou desperdício. Em locais onde essa técnica é aplicada a eficiência em descobrir esse tipo de ocorrência chega a 70%, ao contrário dos 7% de eficiência do trabalho feito por inspeções por equipe de campo.

Aprovado para o cadastro de reserva em concurso recente da Eletrobrás Distribuição Acre, Porfiro pretende, como funcionário, levar adiante o projeto para eliminar as perdas com a distribuição. “Esse trabalho gera um retorno financeiro para a empresa, que aplica na melhoria da rede de distribuição e em consequência em uma melhoria do serviço”, explicou Porfiro.

“Tenho a sorte de ter um pai que me apoiou e que me aconselhou a me manter focado nos estudos. Eu segui esse conselho e me voltei totalmente para a minha formação”, finalizou o engenheiro eletricista, que pretende continuar pelo caminho acadêmico, seguir para o mestrado e para o doutorado.

Postado em: 12/8/2015.