Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inaugura novo bloco de Educação Física

Ufac inaugura novo bloco de Educação Física

por Ascom-01 publicado 29/10/2015 07h40, última modificação 29/10/2015 07h39

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 28, o novo prédio do curso de Educação Física, batizado com o nome do professor Fernando Melo de Andrade. A obra exigiu o investimento de R$ 1,9 milhões, oriundos de emenda parlamentar.

A cerimônia de inauguração foi realizada no hall de entrada do novo prédio, com a participação de estudantes do curso de Educação Física da instituição. Além do reitor Minoru Kinpara, participaram da solenidade a vice-reitora Guida Aquino; o coordenador do curso de bacharelado em Educação Física, José Reinaldo Cajado; a coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física, Rosângela Bertocco; a coordenadora do Centro de Ciências da Saúde e Desporto, Raimunda da Costa, e a diretora de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Lucy Queiroz. A família do professor homenageado foi representada por Noélia Dayer, cunhada de Eduardo, que faleceu em fevereiro de 2013.

“O Fernando nasceu em Franca e se formou em Batatais, de onde partiu para o Acre através do projeto Rondon. Receber essa homenagem em nome da minha irmã e dos filhos deles, que por morarem fora não puderam estar presentes neste momento, me deixa muito emocionada. Fernando sempre foi muito atuante na profissão. Deixou saudade e fez história por onde passou. Agradeço a instituição por essa homenagem”, disse Noélia.  O nome de Fernando de Andrade foi uma escolha coletiva dos professores do curso. Andrade foi um dos professores fundadores do curso de licenciatura em Educação Física, em 1990. Durante 15 anos atuou na docência ministrando disciplinas de basquete e atletismo.

Infraestrutura

A obra do novo prédio do curso de Educação Física concretiza uma demanda antiga da graduação, que completa 25 anos em 2015. O espaço representa um local mais adequado para ensino e pesquisa na área. No total, são 24 ambientes distribuídos em salas de aula (72m²), de professores e laboratórios. Há ainda sala ambiente, copa e banheiros. “São 25 anos de trabalho, alegrias, tristezas, reivindicações e luta. No próximo mês, o curso de Educação Física faz aniversário e nada poderia ser melhor que receber este presente que nos serve de motivação, incentivo e vontade de fazer mais”, afirmou Reinaldo Cajado, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física.

Com a construção, os alunos passarão a ter aulas no bloco mais próximo à piscina, quadra, demais laboratórios e salas administrativas.  “A inauguração do bloco de Educação Física reveste-se da maior importância em função da perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de atendimento aos nossos estudantes que sofriam a ausência de salas próprias”, destacou o reitor. A ideia é que, com a nova infraestrutura, docentes e discentes tenham melhores condições de trabalhar o conhecimento científico em benefício da sociedade, aproximando teoria e prática. Na ocasião, Kinpara recebeu das mãos da diretora de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Lucy Queiroz, uma placa de homenagem e agradecimento.

Investimentos

A entrega do novo bloco de Educação Física faz parte de uma série de investimentos que têm sido realizados nos últimos anos. Em agosto, o curso recebeu equipamentos como colchonetes de espuma, tornozeleiras para hidroginástica, pranchas de natação, raias novas para a piscina, tabuleiros oficiais de xadrez, bolas de basquete, handebol, futsal e futebol de campo. Antes, o curso já havia recebido investimentos com a reforma de dois laboratórios: o Laboratório de Exercícios Físicos Resistidos e Aeróbicos (Labefra) e o Laboratório de Atividades Rítmicas e Expressivas (Labare).

“A boa notícia é que os investimentos não cessam. No próximo dia 10, nós devemos dar entrada na licitação para realização da segunda parte da pista olímpica de atletismo da Ufac. A primeira parte já foi licitada e nós estamos aguardando a chegada do material que vem da Itália”, anunciou Kinpara. “Esse é um projeto muito aguardado e que já tem recursos garantidos pelo Ministério do Esporte. Em breve estaremos comemorando mais essa obra.”

Postado em: 29/10/2015