Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa da ‘Quinzena da Mulher Negra’ em Brasileia
conteúdo

Ufac participa da ‘Quinzena da Mulher Negra’ em Brasileia

por Ascom02 publicado 18/07/2014 16h20, última modificação 18/07/2014 16h20

A Universidade Federal do Acre (Ufac) participou, nessa quinta, 17, do evento chamado “Quinzena da Mulher Negra”, que ocorreu no Centro de Educação Profissional de Brasileia, às 14h, e contou com a presença do Movimento de Mulheres Negras de Rio Branco, do Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia (Nega-Ufac), dentre diversas autoridades locais.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, em sua fala na abertura do evento, ressaltou a importância de conscientização sobre a situação da mulher e da mulher negra: “É importante participar destes eventos, pois nossa Pró-Reitoria trabalha diretamente com direitos humanos, lutamos pela igualdade e temos que apoiar iniciativas como essa. Só por meio da educação poderemos mudar nossa sociedade. Os direitos humanos são uma das prioridades da nova gestão da Ufac e podem contar conosco.”

A “Quinzena da Mulher Negra” ocorreu no mês do Dia Nacional de Tereza de Bengala, líder quilombola no Brasil, e do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorados em 25 de julho, evidenciando a situação da mulher negra e combatendo o racismo.

“É o momento de refletirmos sobre a discriminação que a mulher negra sofre de forma triplicada; ela sofre discriminação de gênero, de raça, econômica e social. Nesses 15 dias estaremos debatendo políticas afirmativas sobre o movimento negro”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Almerinda Cunha.

Postado em: 18/7/2014