Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa de aplicação do ‘Revalida’

Ufac participa de aplicação do ‘Revalida’

por Ascom02 publicado 01/10/2013 08h21, última modificação 01/10/2013 08h21

A Universidade Federal do Acre (Ufac) foi uma das participantes na aplicação da prova do “Revalida” deste ano, que é um exame nacional realizado pelo Ministério de Educação (MEC), para revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras. A avaliação ocorreu no Campus Rio Branco. Também foi realizada em mais oito capitais: Manaus, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Brasília, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre.

O “Revalida” é um exame criado pelo MEC, em 2011, e é aplicado em 36 universidades uma vez por ano, através de duas etapas: avaliação escrita, com 110 questões de múltipla escolha e cinco discursivas; e de habilidades clínicas. Neste ano, o exame, realizado em 25 de agosto, teve 1.772 inscritos. Entre eles, 937 são brasileiros, 467 são bolivianos e 110 são peruanos. Entre as capitais, São Paulo lidera, com 424 inscrições, e Rio Branco, que sediou a realização do exame pela primeira vez, teve 170 inscritos.

A primeira edição do “Revalida”, realizada em 2011, ocorreu em seis capitais: Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande e Porto Alegre, com 677 inscritos e 65 aprovações. Em 2012, 922 pessoas se inscreveram e 77 passaram. Na ocasião, Juan Miguel Lima Calderón, médico formado no exterior, foi o único acriano que teve a validação do diploma reconhecida. Ele fez o exame em Manaus e escolheu a Ufac para revalidar o diploma.

O “Revalida” é um exame obrigatório para os médicos formados em universidades estrangeiras que queiram exercer a medicina no Brasil. O resultado do exame realizado neste ano está previsto ser divulgado no próximo dia 28 (prova escrita) e no dia 23 de dezembro (prova de habilidades médicas).

Postado em: 1/10/2013