Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza primeira reunião preparatória da SBPC

Ufac realiza primeira reunião preparatória da SBPC

por Ascom02 publicado 31/01/2013 13h50, última modificação 22/08/2013 08h07

“O Acre vai ser vitrine para o Brasil”, disse o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, durante a abertura do 1º Encontro Preparatório para a reunião nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), hoje pela manhã, 31, na Sala da Assessoria do Órgão dos Colegiados Superiores. A reunião contou com a participação da secretária-geral da diretoria da SBPC, Rute Maria Gonçalves de Andrade; do deputado federal Sibá Machado (PT-AC); do secretário de Ciência e Tecnologia Marcelo Minghelli; da vice-reitora Guida Aquino; além de professores, parceiros e pesquisadores ligados à organização do evento.

A reunião nacional da SBPC é considerada o maior evento da ciência brasileira, reunindo, anualmente, de 10 a 20 mil pessoas, entre cientistas, doutores, professores, alunos e outras figuras da academia, que discutem, durante uma semana, todas as grandes questões brasileiras, inclusive os avanços do mundo científico.

“Nós conseguimos trazer o maior evento científico do nosso país para nosso estado. O Acre vai ser vitrine para o Brasil nas discussões em ciência e tecnologia”, ressaltou Minoru Kinpara. Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de Ciência e Tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

Segundo a secretária-geral da diretoria da SBPC, Rute Maria Gonçalves, os olhos do restante do Brasil estarão voltados para o Acre. “Já realizamos a reunião da SBPC em outros estados amazônicos. Contudo, será a primeira vez que o Acre sediará o encontro nacional. Os pesquisadores conhecem bem a realidade do Amazonas e do Pará, mas conhecem pouco sobre a parte mais ocidental da Amazônia, o Acre”, destacou.

Este ano, a Ufac sedia a 38º Reunião Regional da SBPC e, em 2014, o 66º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Na reunião de hoje, a secretária-geral da SBPC apresentou as diretrizes para a realização e organização das reuniões regional e anual.

A programação científica do encontro é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A cada ano, a reunião anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública.