Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe representantes do Santander Universidades para divulgar “Prêmio Empreendedorismo Sustentável” a alunos de graduação e pós-graduação

por Ascom02 publicado 15/03/2013 15h45, última modificação 15/03/2013 15h56

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, recebeu nesta sexta-feira, 15, pela manhã, na sala de reuniões da Reitoria, representantes do Santander Universidades. Os visitantes vieram anunciar a primeira edição do Prêmio Empreendedorismo Sustentável, promovido pelo Programa Amazônia 2020, além de entregar bolsas de estudo para estudantes e professores da Ufac.

Podem concorrer ao prêmio alunos de graduação e pós-graduação de nove universidades da região Norte: Ufac, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade de Rondônia (Unir), Universidade do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Roraima (UFRR), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

As inscrições começaram no dia 5 de março e se estendem até 30 de abril. Os vencedores receberão prêmios nos valores de R$ 50 mil, R$ 30 mil, R$ 15 mil, correspondentes a, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares. Após as inscrições, serão selecionados 36 semifinalistas, dos quais 18 serão finalistas e, destes, três sairão ganhadores.

O objetivo do prêmio é incentivar alunos e professores das universidades do Norte para que desenvolvam projetos empreendedores, tendo como foco a geração de renda, a preservação do meio ambiente, a aplicação do conceito de economia reversa e o benefício das comunidades locais.

A vice-reitora Guida Aquino parabenizou os representantes do Santander Universidades pela iniciativa. “Chegou a hora da região Norte. Isso é muito importante para fortalecer o Estado, além de se ajustar com a proposta desta gestão, que é a de alavancar a Ufac e colocá-la no lugar que merece”, declarou.

Segundo o superintendente do Santander Universidades, Marcelo Vulcano, entre outros prêmios desenvolvidos pelo banco, este é exclusivo das universidades amazônicas, porque se localizam numa região diferenciada. “Trata-se de uma região que tem potencial para o desenvolvimento”, justificou. “A educação é um mecanismo de transformação social e temos investido nisso”, concluiu ele.

Para se inscrever no Prêmio Empreendedorismo Sustentável, é preciso acessar o site santander.com.br/universidades, preencher um formulário de inscrição e enviar o resumo da ideia empreendedora.

Entrega de bolsas

A Ufac também recebeu do Santander Universidades três bolsas de Estudos de Mobilidade Acadêmica Regional para alunos; três bolsas de Estudos de Mobilidade Internacional Livre para professores e 500 bolsas de Empreendedorismo da Babson College de Ensino a Distância (EaD). Essas bolsas são uma iniciativa do Programa Amazônia 2020, cujos objetivos estão centrados no intercâmbio de conhecimentos e vivências entre alunos e professores, consolidando-se como uma experiência acadêmica e cultural diferenciada no Brasil e no exterior.