Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia conferência de políticas para mulheres

Ufac sedia conferência de políticas para mulheres

por Ascom02 publicado 25/11/2015 15h39, última modificação 25/11/2015 15h39

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sediou a solenidade de abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, na manhã desta quarta-feira, 25. Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, a conferência discute o fortalecimento de políticas públicas voltadas à participação feminina mais justa e igualitária no cenário político, econômico e social. Cerca de 300 mulheres, entre delegadas, observadoras e convidadas, participaram da programação montada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres).

O Teatro Universitário ficou tomado por representações de todos os 22 municípios acrianos, que também realizaram conferências locais. Afrodescendentes, indígenas, religiosas, jovens, idosas, urbanas e rurais, a pluralidade das mulheres acrianas se fez presente. “Quero saudar todas as mulheres aqui presentes pela força e disposição de luta. Como instituição de ensino, temos certeza que a universidade tem papel fundamental na discussão das questões de gênero e acreditamos na educação como elemento modificador da realidade, pois as mulheres ainda lidam com uma diferenciação”, destacou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara.

Presente na solenidade, o governador do Estado do Acre, Tião Viana (PT-AC) falou da importância dos encontros como formas de exercício do controle social sobre políticas públicas. “As conferências são símbolos da consolidação da ordem democrática. Entender o recado que sairá daqui é contribuir com a visão de justiça, igualdade e desenvolvimento para a sociedade”, disse ele. “Temos uma situação de dívida com nossas mulheres que sofreram a força hegemônica masculina e precisamos saná-la. Esse é o momento de fazer os apontamentos.”

Durante todo o dia, serão realizados quatro grupos com temas de discussão: autonomia econômica, cultural, pessoal e social; igualdade no mundo do trabalho; educação inclusiva, saúde das mulheres e direitos sexuais; e cultura comunicativa e mídias igualitárias não discriminatórias. A ideia é traçar ações públicas para atuação do Acre, combatendo a violência e promovendo igualdade de gênero. “Um dos nossos desafios a cumprir aqui será a avaliação do Plano Estadual de Políticas para Mulheres. Queremos discutir e propor alternativas à implementação das políticas de gênero no Estado”, frisou a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.

Durante a conferência estadual, serão escolhidas ainda as delegadas que participarão da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorre em março de 2016, em Brasília.

Postado em: 25/11/2015