Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac vai escolher melhor filme no Festival Internacional Pachamama

Ufac vai escolher melhor filme no Festival Internacional Pachamama

por Ascom02 publicado 25/11/2015 10h24, última modificação 25/11/2015 10h24

Entre as várias Mostras que acontecem durante o Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, a Mostra Competitiva Internacional de Longa Metragem apresenta uma novidade nesta edição. Além da escolha feita pelo júri internacional, foi formado o Juri Ufac, composto por quatro professores e uma produtora cultural da instituição.

O Júri Ufac vai assistir e avaliar os filmes paralelamente com o júri internacional, mas suas avaliações e a decisão final são independentes, oportunizando um diferente ponto de vista para a premiação, mais acadêmico. O filme escolhido receberá um troféu de reconhecimento como Melhor Obra segundo a UFAC. Os professores que formam o júri são: Mariana Pantoja (Ciência Sociais), Giselle Lucena (Comunicação Social), Gerson Albuquerque (Programa de Pós-Graduação em Letras) e Hélio Moreira da Costa Júnior (História), e a produtora cultural e mestra em Comunicação e Cultura Fabiana Nogueira Chaves.

A programação da Mostra competitiva iniciou ontem na Ufac,às 19h, com a exibição dos Filmes argentinos “Cuerpo de Letra” e “El Movimiento”. O Festival também inclui palestras e oficinas na universidade, ofertadas no prédio da Adufac. Todas as atividades serão abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral. O Festival é uma realização da Yaneramai Films e Saci em Movimento, com patrocínio da Petrobrás e parceria da Universidade Federal do Acre, por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

Para o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock da Silva Pessoa, “a promoção de espaços de cultura como este na universidade são muito importantes. Poder trazer um festival internacional de cinema deste porte para cá é uma maravilha. A Ufac está apoiando, por meio da Proex e espera ampliar a parceria para o ano que vem”.

Ao todo, nove filmes latinos compõem a Mostra Competitiva. As exibições acontecem de 23 a 27 de novembro. Os horários das sessões variam entre 15h, 19h e 21hora, no Anfiteatro Garibaldi Brasil. Para acessar a programação completa click  o site oficial do festival: http://cinemadefronteira.com.br/.