Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Julho > Parceria cria curso pré-vestibular

Parceria cria curso pré-vestibular

por petrolitano publicado 08/11/2011 15h11, última modificação 08/11/2011 15h11
Jornal A Gazeta, 03.07.2001

A parceria garante 400 vagas em cursos preparatórios para o vestibular e oferece renda aos formandos da Ufac

O convênio que privilegia estudantes que concluíram ou que estejam cursando o último ano do 2º grau com a oferta de curso preparatório para o vestibular foi assinado ontem pelo prefeito de Rio Branco, Flaviano Melo e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Eduardo Carneiro.

A entidade que representa os acadêmicos da Universidade Federal do Acre vai coordenar quatro núcleos de cursos pré-vestibular em áreas de grande concentração urbana - 2º Distrito, Calafate, São Francisco e Sobral. A parceria assegura 400 vagas para estudantes que pretendem ingressar na instituição de nível superior, mas não têm condições financeiras para freqüentar cursinhos.

Outro grande benefício social do convênio é o incremento na renda dos acadêmicos, alguns deles excluídos do mercado de trabalho. Os formandos da Ufac serão selecionados pelas coordenações dos cursos para ministrarem as aulas. Além da ajuda financeira, os formandos receberão ainda um certificado da Semec.

A assinatura do convênio aconteceu ontem pela manhã no campus universitário e foi prestigiada pelos coordenadores de cursos e estudantes. A vice-reitora, Carolina Sampaio Barreto, vereador Valmir Gomes e diretores da Secretaria Municipal e Educação e Cultura (Semec), também participaram da solenidade. O início das aulas está confirmado para o dia 23 de julho e as aulas serão ministradas nas escolas municipais - Escola Francisco de Paula, no bairro Sobral, Juvenal Antunes, no Calafate, Pimentel Gomes e Berta Vieira, no São Francisco e Escola Luíza Carneiro Dantas, no 2º Distrito. O convênio, no valor de R$ 38 mil, terá vigência de cinco meses.

O presidente do DCE acredita que a parceria confirma a preocupação do poder público municipal com a qualidade do ensino e revela a sensibilidade do gestor com ações que promovam a cidadania. Eduardo Carneiro lembra que o projeto, idealizado pela atual diretoria do DCE que tomou posse em 1999 - a entidade oferece curso preparatório nas dependências da universidade, no campus - não poderia chegar até a comunidade sem a ajuda municipal.

Flaviano Melo admite que a idéia é uma das mais abrangentes que já conheceu como administrador público e admite que, com o resultado deste ano, a oferta de vaga deve crescer nos próximos anos. “O mais importante é que o usuário seja realmente os estudantes mais carentes e só podemos parabenizar a direção do DCE por essa visão social”, acrescentou o prefeito.

“Depois de procurarmos em vão parceiros em outros lugares, procuramos a prefeitura que mostrou uma sensibilidade com a causa”, disse Eduardo. De acordo com pesquisas da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), cerca de 70% dos acadêmicos passaram antes por algum cursinho. Uma pesquisa do MEC também revela que quase a totalidade dos acadêmicos das universidades públicas pertencem às classes média e alta do país.