Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Cinema das Ideias exibe documentário ‘Wilson Simonal (Ninguém sabe o Duro que Dei)’ no Cine Teatro Recreio

por Ascom-01 publicado 23/10/2013 15h40, última modificação 23/10/2013 15h44

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresenta, no sábado, 26, às 19h, no Cine Teatro Recreio, o documentário ‘Wilson Simonal (Ninguém sabe o Duro que Dei)’. A exibição faz parte das atividades do projeto de extensão Cinema das Ideias.

O filme acompanha a carreira e a vida do cantor Wilson Simonal. No final dos anos 50, Simonal era um dos mais “quentes” do cenário musical brasileiro. Negro e de origem pobre, conquistou o público na época não somente por sua bela voz, mas principalmente pelo carisma e talento para lidar com o público. Com o golpe militar de 1964, Simonal tornou-se vítima da má sorte, aliada a erros em sua vida pessoal, com um toque de interesses cruzados. Por isso, experimentou um período de ostracismo na carreira artística, retomada de uma forma decadente por volta de 2000, pouco tempo antes de sua morte e muitos anos após o auge de sua carreira.

Desenvolvido em parceria com o Sesc, o Cinema das Ideias realizou, em 2012, mostras de documentários com diversos temas para a comunidade universitária e o público externo. A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o benefício do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.

O projeto Cinema das Ideias visa a aproximar o público universitário e não universitário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, incentivando o gosto pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca, ainda, compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior sobre o mundo ao seu redor.

Data: 26 de outubro (sábado).

Local: Cine Teatro Recreio.

Horário: 19h.

Conversação: Professor Domingos Bueno (Mestre em Etnomusicologia/UFSC e Regente do Coral da Ufac).

Cartaz - Cinema das Idéias 2013