Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza 1ª Semana de Letras Libras

Ufac realiza 1ª Semana de Letras Libras

por Ascom-01 publicado 09/06/2015 11h15, última modificação 10/06/2015 10h27

Com o tema “O bilinguismo e o ensino de libras”, o curso de Letras Libras realiza no período de 16 a 19 de junho, a 1ª Semana de Letras Libras na Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento conta com a participação da comunidade acadêmica e de membros da comunidade externa. A abertura do evento acontece no anfiteatro Garibaldi Brasil, a partir das 8h.

A ideia da Semana é tratar sobre a educação do surdo e discutir sobre o bilinguismo, respeitando as línguas em contato: libras e português. As mesas redondas enfatizam a história da educação do surdo no Acre, desde a educação básica até o ensino superior, culminando com a implantação do curso de Letras Libras na Ufac há 2 anos.

Para a palestra de abertura está confirmada a presença da professora Shirley Vilhalva, que colabora na educação de Surdos em Mato Grosso do Sul há 30 anos e hoje trabalha com índios surdos. Em sua palestra, Vilhalva falará sobre o bilinguismo e o estudo de línguas. Também está confirmada a presença da professora Sueli de Fátima Fernandes, coordenadora do curso de graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fernandes fará o encerramento da Semana, com a palestra sobre “O ensino do português como segunda língua”.

“Trata-se de uma oportunidade de suma importância para a comunidade surda e para a comunidade acadêmica por se tratar do primeiro evento ligado ao curso de Letras Libras. Com os debates pretendemos enriquecer a construção do conhecimento e a valorização da cultura surda no Brasil e no Estado do Acre em especial”, explica o coordenador do curso, Alexandre Melo de Sousa.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.ufac.br/libras/index.html

INSCRIÇÕES:

DE 11 ATÉ 13 DE JUNHO

LOCAL: Coordenação de Letras: Libras

Bloco Edilberto Parigot – Campus Universitário

Universidade Federal do Acre – UFAC

Das 8h às 17h

VAGAS LIMITADAS PARA OFICINAS E OUVINTES DAS MESAS-REDONDAS:  100 VAGAS

OFICINA 01 (Dia 17/06 às 11h)

Oficina Terminológica de Sinais no Nível Superior

Profa. Ms. Shirley Vilhalva (CAS/MS)

100 VAGAS