Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe 1ª estudante com síndrome de Down

Ufac recebe 1ª estudante com síndrome de Down

por Ascom02 publicado 24/03/2015 08h25, última modificação 24/03/2015 08h39

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, para início do semestre letivo de 2015, a primeira estudante portadora de síndrome de Down. Trata-se de Raysa Braga de Menezes, que se submeteu ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para o curso de licenciatura em Educação Física. Ela é oriunda do sistema público, cursando todo o ensino fundamental na escola Alcimar Nunes Leitão.

Para Raysa, que já havia feito o Enem duas outras vezes, na condição de “trainee”, entrar na Ufac foi a realização de um sonho. “Eu costumava vir à universidade junto com o meu pai [Francisco Moura de Menezes], deixar e buscar minha mãe [Sofia Maria Braga de Menezes], que estudava Pedagogia, e sempre falava que um dia eu estaria aqui dentro. E agora, graças a Deus, consegui”, disse.

O curso de Educação Física foi uma opção longamente acalentada por Raysa, uma vez que ela já possui uma carreira vitoriosa como nadadora (estilos borboleta, crawl e costas) em competições paralímpicas. Ela acumula 36 medalhas, a maioria de primeiro lugar, em competições locais e nacionais. Em 2009, 2010 e 2011, ela representou o Estado nas Paralimpíadas Escolares, nas cidades de Brasília e São Paulo. E em 2013, a nova universitária participou do Circuito Caixa, em Uberlândia.

Postado em: 23/3/2015

(Ascom-Ufac)