Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia 45º Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Florestal

Ufac sedia 45º Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Florestal

por glauco publicado 18/08/2015 08h26, última modificação 18/08/2015 08h26
Evento prossegue até sábado, 22. Congresso reúne estudantes de todo o Brasil e do Peru

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia de 16 a 22 de agosto, o 45º Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Florestal (CBEEF). O evento é promovido pelo curso de Engenharia Florestal e tem como tema “Engenharia Florestal e Povos Tradicionais: Alternativas científicas e Populares da Amazônia para um desenvolvimento socioambiental”. É a primeira vez que o evento acontece no Acre e conta com a participação de uma delegação formada por 126 estudantes do Peru.

flor 1

O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF) e buscar incentivar o debate do tema socioambiental e do desenvolvimento sustentável. O coordenador da ABEEF, Diego Ruas Silva, acredita que é importante pensar em uma nova perspectiva de educação e de desenvolvimento. “Nós, enquanto categoria de estudantes de Engenharia Florestal, achamos importante participar do debate público e político sobre o desenvolvimento no Brasil e no mundo. Precisamos pensar numa forma de manejo e de utilização dos recursos de uma maneira que não destrua o meio ambiente, que além de manejar você enriqueça aquela área manejada”, explicou Silva. flor 2

O coordenador da ABEEF acredita que é fundamental debater uma nova agricultura com os povos tradicionais, tema central desta edição do evento. “Áreas que foram manejadas por indígenas há muito tempo atrás, hoje se mostram com uma biodiversidade maior que outras que não foram manejadas”, ressaltou Silva.

Estudantes de todo o país participam do Congresso.

Marjana Lourenço veio de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e afirma que o evento ajuda a pensar de forma coletiva as demandas para a formação profissional. Ela participa de um projeto de extensão que ajuda a formar profissionais técnicos para trabalhar em assentamentos da reforma agrária e com pequenos agricultores. “Este é o terceiro CBEEF que participo, o congresso anterior aconteceu na minha cidade, Santa Maria. Em cada congresso aprofundo mais o meu conhecimento”, pontuou Lourenço.

Delegação peruana

O professor, Percy Almicar Zevallos Pollito é responsável pela delegação peruana composta por 126 estudantes. Pollito afirma os problemas recentes como a enchente do Rio Acre que atingiu Brasileia e Iñapari, cidade na fronteira do Acre com o Peru, são conseqüências do aquecimento global e por isso é fundamental participar de um congresso que possa discutir esses temas. “Queremos incentivar os alunos, que são pesquisadores em potencial, para que no futuro possam desenvolver projetos focados na Amazônia. A Ufac junto com outras universidades da Amazônia devem desenvolver estudos que ajudem os governos a tomarem a melhor decisão para a região no que se trata de preservação do meio ambiente”, frisou o professor.

Yuliana Saire Tapia, Yovana Mamani Mamani e Luchina Atau Huaman são estudantes de Engenharia Florestal da Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios (UNAMAD), em Madre de Dios, Peru. Elas estão no último período da graduação e acreditam que ao participar deste evento vão aprender muito. “O mais importante de participar deste evento é conhecer a pesquisa dos estudantes brasileiros”, ressaltou Tapia.

Os universitários de Engenharia Florestal do Peru não possuem uma associação de estudantes como a CBEEF para discutir seu campo de pesquisa e demonstraram interesse na criação de uma associação estudantil em seu país. “Ficamos felizes em contribuir com o processo de organização dos estudantes de Engenharia Florestal do Peru. É o pontapé inicial de uma articulação latino-americana”, ressaltou o coordenador nacional da ABEEF, Diego Ruas Silva.

Confira programação do evento

Postado em: 18/8/2015.