Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Pesquisas
conteúdo

Linhas de Pesquisas

por PPGSC publicado 03/12/2015 15h52, última modificação 09/08/2018 13h05

Área de Concentração

Saúde Coletiva

Linhas de Pesquisa

1.PROCESSO SAÚDE-ADOECIMENTO NAS POPULAÇÕES E SEUS DETERMINANTES
Aplica princípios e métodos epidemiológicos no estudo da situação de saúde e no conhecimento dos determinantes do processo saúde-adoecimento da população. Engloba estudos dos determinantes, tendências e desigualdades em saúde. As ênfases temáticas desenvolvidas abarcam epidemiologia das doenças crônicas e transmissíveis, epidemiologia nutricional, saúde bucal e farmacoepidemiologia.

2. PROMOÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS NOS CICLOS DA VIDA
Articula a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, por meio de estudos com abordagem epidemiológica. Investiga problemas de saúde que envolvem as populações nos diversos segmentos do ciclo da vida (gestantes, crianças, adolescentes, idosos, grupos vulneráveis e outros), abarca também questões que tangem à saúde do trabalhador. As pesquisas contribuem para o fornecimento de indicadores importantes para as políticas de prevenção e controle de doenças bem como para as de promoção da saúde.

3. PRODUÇÃO DO CUIDADO E AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE

Desenvolve estudos que analisam a produção do cuidado em saúde e as práticas desenvolvidas por profissionais em distintos níveis de atenção. Envolve o planejamento, a execução e a avaliação em saúde em todos os níveis da atenção. Articula diferentes enfoques teórico–metodológicos e técnicas de investigação numa perspectiva interdisciplinar do conhecimento para compreensão da integralidade do cuidado. Trabalha temáticas relativas à gestão do cuidado, avaliação em saúde, modelos de atenção de saúde, organização e planejamento, financiamento em saúde, coordenação e regulação do cuidado e formação de profissionais em saúde.

4. EDUCAÇÃO E ABORDAGEM QUALITATIVA EM SAÚDE
Analisa os processos de educação em contexto específicos no sentido de promover de forma integrada. Contempla também os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa na perspectiva da produção de conhecimento e estratégias de intervenção em saúde.