A Ufac possui 01 Biblioteca Central no Campus Sede, 01 Biblioteca Setorial no Campus Floresta e 04 Bibliotecas Setoriais nos Núcleos dos municípios de Brasileia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri (em fase de implantação) e 01 Biblioteca Escolar no Colégio de Aplicação, em Rio Branco.
A Biblioteca Central Ruy Alberto Costa Lins foi criada em 1964, juntamente com a Faculdade de Direito, com o objetivo de atender à comunidade acadêmica e externa, disponibilizando, de forma organizada, os suportes de informações bibliográficas. Transferido para o Campus Sede, em 17 de agosto de 1982, o prédio tem atualmente a capacidade de atender 520 usuários.
Alanna Santos Figueiredo
Diretora da Biblioteca Central
Atendimento e Contatos
Segunda a Sexta-feira: 7h15 às 21h
Sábados: 7h15 às 13h
servicos.bcentral@ufac.br
instagram.com/bcufac
Biblioteca Setorial de Cruzeiro do Sul
Elzo da Conceição Gomes
Coordenador
biblioteca.floresta@ufac.br
(68) 3311-2518
Biblioteca Escolar do Colégio de Aplicação
Tábata Nunes Tavares Bonin
Bibliotecária Responsável
(68) 3224-4088
Serviços oferecidos
Consulta ao acervo
A comunidade em geral pode realizar a consulta do acervo (https://portal.ufac.br/biblioteca) no modo presencial ou online, podendo reservar ou renovar o empréstimo de livros.
Empréstimo domiciliar
Mediante a apresentação da carteira de identificação com foto, o aluno pode retirar 5 obras diferentes pelo prazo de 10 dias, podendo renovar por mais 10 dias.
Laboratório de Pesquisa (Biblioteca Virtual)
Laboratório com acesso à internet exclusiva para pesquisa acadêmica.
Acesso ao Portal da Capes
O Portal é um dos maiores acervos de publicações científicas do mundo e pode ser acessado gratuitamente a partir de qualquer ponto de internet dentro da instituição.
Periódicos
Localizado no andar superior da biblioteca, o espaço conta com acervo de revistas e jornais, nacionais e estrangeiros, referente aos principais temas abordados nos cursos da universidade.
Orientação Técnica / Trabalho Acadêmico
Orientação para alunos, professores e funcionários no uso das normas da ABNT sobre referências bibliográficas e trabalhos acadêmicos.
Treinamento aos usuários
Serviço de orientação para utilização dos recursos disponíveis na Biblioteca.
Conheça as bases de dados digitais assinadas pela biblioteca que disponibilizam periódicos, artigos, vídeos, normas técnicas e outros documentos
Achados e Perdidos
As Bibliotecas da UFAC não se responsabilizam pelo material deixado nas dependências e interior de seus prédios. Os objetos/documentos deixados nas bibliotecas e entregues no balcão de atendimento ou direção procederão da seguinte forma:
- Documentos: ficarão disponíveis por um período de 30 dias na biblioteca.
- Objetos: como, chaves, óculos, estojos, garrafinha de água, canetas, material de papelaria ficarão disponíveis por um período de 30 dias, após o prazo determinado os objetos não retirados serão doados e/ou enviados para reciclagem.
- Equipamentos eletrônicos: ficarão por um período de 60 dias, após o prazo determinado os equipamentos serão doados e/ou enviados para reciclagem.
Declaração de Nada Consta
O "Nada Consta" é um documento exigido para complementar algum processo por meio do qual o usuário deixará de ter um vínculo ativo com a Universidade Federal do Acre e, portanto, com as bibliotecas da Instituição: processos de emissão de diploma, processos de vacância ou de exoneração de servidores, processos de redistribuição de servidores para outras instituições, etc.
Trata-se de uma declaração emitida pela Biblioteca, após consulta ao Sistema SIE, informando que o usuário não se encontra com nenhum material bibliográfico emprestado naquele momento.
Se durante esta solicitação for verificado pela biblioteca que o usuário se encontra de posse de material bibliográfico emprestado, a demanda não será atendida, sendo emitido um despacho com a orientação para que o usuário proceda à devolução do material para que possa ser fornecido o Nada Consta.
Quando o usuário passa a ter matrícula inativa com a Universidade Federal do Acre, impossibilita ter acesso aos serviços da divisão de atendimento (empréstimo domiciliar) das Bibliotecas.
Como solicitar:
O pedido de Declaração Nada Consta deverá ser encaminhado à biblioteca do campus universitário ao qual o usuário (aluno, servidor técnico ou docente) esteja vinculado, sempre via e-mail.
Devendo informar o serviço - Declaração de nada consta - e o número de matrícula, para:
Biblioteca Central (Campus Sede) | servicos.bcentral@ufac.br |
Biblioteca Setorial CZS (Campus Floresta) | servicos.bfloresta@ufac.br |
Em alguns casos de servidores e docentes, a solicitação da declaração pode vir por meio do sistema SEI.