Apresentação
1.1. Justificativa
O Estado do Acre tem uma participação expressiva na produção madeireira regional, gerando uma grande demanda por profissionais qualificados para atuar nas diferentes partes da cadeia produtiva do setor. Esta demanda é causada pela vocação eminentemente florestal do Acre amparada pelo acesso cada vez mais fácil ao recurso madeireiro, abertura de novos caminhos de comercialização (estrada de acesso aos portos do Oceano Pacífico), pressão de instituições ambientalistas, universalização e democratização dos meios de informação (telefone, internet, televisão, rádio, etc.), demandas de mercado e crescente conscientização da população para os problemas ambientais.
Foi nesse contexto que o Curso de Engenharia Florestal da Ufac foi criado, agregado a relevância científica e social da biodiversidade da Amazônia Ocidental onde o Acre está inserido, que representa um dos biomas de mais alta biodiversidade e de maior taxa de endemismo do mundo, sendo prioridade para estudos de diversidade genética e metodologias de conservação, dentre outros. Com relação ao aspecto socioambiental, o território do Estado do Acre é detentor de reservas indígenas, unidades de conservação e projetos de assentamento extrativistas que abrangem mais de dois milhões de hectares, já implantados, revelando um modelo de conservação que deve ser uma referência para estudos científicos na Amazônia.
Portanto, o conhecimento dos recursos naturais da Amazônia Ocidental é imprescindível para seu uso racional e conservação, sendo, ainda, estratégico para a economia da região. As ações de pesquisa, tanto as mais básicas como as aplicadas, constituem-se prioridade e devem anteceder a todo e qualquer projeto de intervenção socioeconômica. A qualificação de profissionais permite desenvolver estudos com vistas à realização de um amplo programa de estudos ambientais e proposição de novas tecnologias para uma adequada utilização das potencialidades dos recursos naturais existentes na região.
1.2. Objetivos
O Projeto Pedagógico Curricular é um instrumento que concentra informações do Curso de Engenharia Florestal em sua magnitude, na medida em que articula o perfil do curso com a realidade regional e local da Amazônia e do Estado do Acre, respectivamente.
Neste contexto, este projeto visa enquadrar e exprimir as novas diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação no âmbito da nova estrutura curricular do Curso de Engenharia Florestal da Ufac.
O Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre tem por objetivo a formação de profissionais capazes de definir, recomendar e orientar, interferências nos ecossistemas florestais, de modo a garantir o equilíbrio e a sustentabilidade na obtenção de benefícios que os recursos florestais possam proporcionar a sociedade.
Especificamente o curso visa qualificar técnicos de nível superior habilitando-os ao manejo sustentável dos recursos florestais, bem como ao planejamento, organização e ordenamento dos produtos derivados desses recursos, com vistas ao desenvolvimento do setor florestal e da melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais.
O profissional formado pela Universidade Federal do Acre terá uma formação teórico-prática para atuar nas áreas de manejo florestal, ecologia aplicada e tecnologia de produtos florestais propiciando uma formação que abrange os aspectos ambientais, sociais e econômicos da atividade florestal.
1.3. Dados do curso
O Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal foi criado por meio da Resolução Cepex n.º 02/99 e foi reconhecido em 22 de maio de 2006 por meio da Portaria do Ministério da Educação n.º 32/2006.
No início de 2000 ocorreu o primeiro vestibular para o curso, com 40 vagas, e as aulas iniciaram no segundo semestre do mesmo ano. Está institucionalmente ligado ao Centro de Ciências Biológicas e da Natureza e conta atualmente com 401 alunos.
• Duração: o curso tem regime semestral, sendo de no mínimo cinco anos (10 períodos) e no máximo oito anos, com funcionamento em horário integral diurno.
• Carga horária:
- Semanal: máxima de 25 horas.
- Total: 3950 horas, que será composta pelas seguintes atividades:
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Disciplinas Obrigatórias: carga horária total de 3390 horas;
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Disciplinas Optativas (Núcleo de Conteúdos Complementares): carga horária mínima de 90 horas/aula, que poderá ser cursada em qualquer momento do curso desde que obedeça ao pré-requisito necessário;
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Monografia de Conclusão do Curso - TCC: com carga horária de 90 horas;
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Estágio Curricular Supervisionado: com carga horária mínima de 180 horas;
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Atividades Complementares: com carga horária de 200 horas.
1.4. Infraestrutura
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Laboratório de Fertilidade do Solo;
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Laboratório de Fitossanidade;
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Laboratório de Sementes;
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Laboratório de Entomologia;
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Laboratório de Informática;
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Laboratório de Identificação de Madeiras/Xiloteca;
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Laboratório de Anatomia da Madeira;
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Laboratório de Geoprocessamento;
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Laboratório de Botânica e Anatomia Vegetal;
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Marcenaria da Ufac;
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Marcenaria do Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (CETEMM);
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Marcenaria da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac);
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Escola da Floresta Roberval Cardoso;
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Casa-de-Vegetação do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN);
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Estação de Meteorologia do Campus Sede da Ufac;
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Viveiro de Produção de Mudas do Parque Zoobotânico (PZ) – Ufac;
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Viveiro de Produção de Mudas da Secretaria Estadual de Florestas (SEF);
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Laboratório da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal);
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Fazenda Experimental Catuaba (Ufac) – localizada na BR 364, km 28, com instalações e infraestrutura para atender aos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza;
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Fazenda Humaitá (Ufac) – localizada na AC 010, Estrada de Porto Acre, km 36, especializada para atividades de pesquisa e extensão agroflorestal;
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Parque Zoobotânico (PZ) – Ufac.
1.5. Informações Gerais
Coordenador: Prof. Dr. Paulo André Trazzi
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Patricia Gomes Ribeiro
Correio Eletrônico: florestal.ccbn@ufac.br