Ufac e FNDE instalam centro de alimentação e nutrição escolar no AC

publicado: 07/06/2022 14h56, última modificação: 18/11/2022 16h24
070620224.jpeg

A Ufac e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), representado por Denize Santana, realizaram cerimônia de implementação do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), na manhã desta terça-feira, 7, na sala ambiente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). O centro é uma unidade de apoio do FNDE na promoção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A reitora Guida Aquino celebrou o início das atividades do Cecane na Ufac e reafirmou apoio ao projeto, que atua em ensino, pesquisa e extensão. “Hoje existe uma rede de universidades e institutos que vivem na luta pela defesa dessas instituições tão importantes para nosso país”, disse. “A Ufac é a única federal pública de ensino superior no Acre, que chega ao Jordão e a Santa Rosa, por exemplo; por isso investimos tanto na interiorização.”

A Proex e o curso de Nutrição trabalharam no credenciamento da Ufac junto ao FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, para implementação do Cecane no campus-sede, em Rio Branco. Outros cursos do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD) serão beneficiados.

A coordenadora do curso de Nutrição, Fernanda Martins, ressaltou a importância do projeto. “O Cecane aproxima ações da universidade com a comunidade e ajuda no processo de aprendizagem do nutricionista, que atua na alimentação escolar, promovendo troca de conhecimento não só pelos estágios curriculares, mas também por meio desse projeto de extensão.”

Participaram da solenidade o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; o diretor do CCSD, Carlos Frank Viga Ramos; a coordenadora e o subcoordenador do Cecane na Ufac, Vânia Thais Silva Gomes e Alanderson Alves Ramalho.

070620225.jpg