Você está aqui: Página Inicial > Letras/Portugues > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por UFAC publicado 16/10/2019 15h43, última modificação 30/06/2023 07h15

Fundado em 1971 por meio da lei n.º 5.692, de 11 de agosto daquele ano, o curso de Letras na Ufac foi reconhecido pelo Decreto n.º 76.800, publicado dia 15 de dezembro de 1975 (revogado pelo Decreto n.º 5.773, de 9 de maio de 2006). Inicialmente, o curso de Letras era uma licenciatura dupla, com habilitação em Português e uma língua estrangeira, Inglês ou Francês. A partir de 1987, o curso passou a ser de habilitação única, tornando o curso de Letras/Português mais próximo do formato que tem nos dias atuais.

Desde seu início, o curso de Letras assume que as manifestações da língua refletem a herança cultural do ser humano, entendendo, assim, que a língua em si é um produto culturalmente constituído pelos sujeitos que dela fazem uso. Dessa premissa básica decorre o principal objetivo do curso, que é fornecer uma formação robusta, de caráter cultural e humanístico, para que o profissional licenciado possa, a partir de sua postura crítica, exercer o magistério na educação básica de língua e de literaturas de língua portuguesa.

Atualmente, o curso de Letras/Língua Portuguesa abre novas turmas com 50 vagas todo início de 1.º semestre letivo, com ingresso via Enem/Sisu. De acordo com disponibilidade e edital próprios da universidade, o ingresso também pode se dar por meio de transferência externa ou por vagas residuais. As aulas ocorrem no bloco Jorge Kalume, de segunda à sexta-feira, no período vespertino, e aos sábados, no período matutino. O curso tem carga-horária total de 3200 horas, a que se adicionam 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais e 320 horas de curricularização da extensão, em quatro anos de duração.