Você está aqui: Página Inicial > Ciências Sociais > Extensão > PROJETOS DE EXTENSÃO
conteúdo

PROJETOS DE EXTENSÃO

por csociais publicado 14/09/2022 14h58, última modificação 14/09/2022 11h32

 

 CINECLUBE- Maria Augusta Ramos

.

Em 2022, o curso de Ciências Sociais da Ufac implementa seu Cineclube. Trata-se de uma Ação de Extensão, voltada a abrir um espaço regular para a comunidade ter acesso a produções audiovisuais que não circulam costumeiramente no circuito comercial, com curadoria realizada por docentes e estudantes do curso. Após a exibição de cada obra, é realizado um debate, de modo a enriquecer a experiência e permitir a troca de impressões e questões suscitadas no público. O primeiro ciclo do Cineclube foi coordenado pela professora Sabrina Areco, e foi dedicado à obra de Eduardo Coutinho, com a exibição semanal dos documentários “Cabra marcado para morrer” (1984), “A família de Elizabeth Teixeira” (2013), “Santo Forte” (1999) e “Peões” (2004), exibidos no mês de julho de 2022. Eduardo Coutinho é um dos mais importantes documentaristas brasileiros contemporâneos, cujos documentários em formato “cinema-conversa” oferecem mirada única sobre as questões sociais que aborda – vias campesinas, religiosidade popular, o universo sindical metalúrgico – a partir dos depoimentos de personagens marcantes.

O segundo ciclo é coordenado pela professora Ana Fiori, dedicado à obra da documentarista Maria Augusta Ramos. Entre os meses de setembro e novembro de 2022, com a exibição quinzenal dos documentários “Justiça” (2004), “Juízo” (2007), “Futuro Junho” (2015) e “O processo” (2018). Pelas lentes de Maria Ramos, o ciclo irá debater os cotidianos do sistema judiciário brasileiro, dos tratamentos a menores infratores, perspectivas de trabalhadores às vésperas da Copa do Mundo do Brasil de 2014 e os meandros do processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Se o ciclo anterior se encerra com a eleição de Lula à presidência e a ascensão do Partido dos Trabalhadores ao governo, este ciclo acompanha o período posterior, até os fatídicos eventos de 2016, em uma abordagem cinematográfica distinta.

O projeto do Cineclube das Ciências Sociais é realizado pelo edital Proex 01/2022, com apoio da Adufac, e emite certificado com assinatura das listas de presença que circulam a cada sessão.