Você está aqui: Página Inicial > Ciências Sociais > Notícias e Comunicados > Nota de pesar pelo falecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips
conteúdo

Notícias

Nota de pesar pelo falecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips

publicado: 16/06/2022 14h11, última modificação: 16/06/2022 14h12

As e os docentes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre oferecemos nossos sentimentos e solidariedade às famílias de Bruno Pereira e Dom Phillips, indigenista e jornalista, que desapareceram no dia 05 de junho de 2022 ao realizarem trabalho junto aos povos indígenas do Vale do Javari, Amazonas, e, na concretização de nossos piores temores, sofreram morte violenta.

Trata-se da perda inestimável de duas pessoas comprometidas com a causa indígena e a defesa da floresta, em um cenário sociopolítico de crescente devastação e da vergonhosa omissão do governo. Manifestamos aos povos do Vale do Javari nossa solidariedade e apoio, extensível a todos os povos da Amazônia, que continuam a lutar e resistir diante de imensas forças de destruição. Reivindicamos que os órgãos públicos sejam fortalecidos em sua atuação de vigilância e fiscalização contra atividades e ocupações ilegais que ameaçam à floresta e seus moradores, defesa e proteção dos direitos dos povos tradicionais, com os meios e recursos necessários, para que novas violências e tragédias possam ser evitadas.

Inestimável também a falta que Bruno e Dom farão para seus familiares e entes queridos. Em nome dos nossos colegas Marcos de Almeida Matos, Maria Inês de Almeida e Camila Bylaardt Volker, parentes de Bruno, desejamos a coragem do legado deixado por Bruno e Dom a serviço do bem dos povos da Amazônia; o conforto das boas memórias do tempo vivido em comum; a força dos encantados que receberam o espírito de Bruno e Dom para continuarem seu zelo da floresta; e a esperança que nunca falte, mesmo em tempos tão sombrios, e que possa ainda soprar canções de outros mundos possíveis.