Linhas de Pesquisa
Violência, Conflitualidades e Direitos Humanos
Esta linha está ancorada em três eixos temáticos principais que se articulam e se entrecruzam de maneira ordenada e integrada, delineando o campo empírico e a abordagem teórico-metodológica de pesquisas desenvolvidas por professores e alunos vinculados a grupos de ensino, pesquisa e extensão específicos: a) Violência: ênfase na compreensão e análise da violência como fenômeno histórico-social, multifacetado e complexo, bem como na emergência de debate em torno dos diferentes antagonismos, contradições e práticas sociais envolvidos. Aqui serão discutidos a criminalidade na sociedade contemporânea, suas vertentes teóricas e as diferentes manifestações empíricas. Violência e sistema de justiça; violência e racismo; violência e minorias; violência e gênero, violência e sistema escolar; b) Conflitualidades: neste eixo, o principal desafio é problematizar a noção de conflitualidades e seus impactos sociais, culturais e políticos, sem perder do horizonte de reflexão as demandas dos grupos sociais no que tange à sociabilidade, às instituições de controle social, ao circuito polícia-justiça-prisão, à criminalidade urbana e suas consequências no desenvolvimento científico-tecnológico, no custo social que a violência impõe. Além disso, saber como noções de desigualdade e diferença incorporam eixos analíticos relevantes para a análise de distintas formas de violência que incidem sobre segmentos sociais específicos; c) Direitos Humanos: esse eixo aborda a temática dos Direitos Humanos não restrito a um campo jurídico, nem como desdobramento de sub-áreas do Direito, mas em um horizonte de abrangência que busca ratificar seu caráter de indutor de ação e de promotor da mudança social. A transversalidade dessa abordagem abarca temas como globalização, políticas públicas partilhadas entre os institutos governamentais e não-governamentais, Estado e sistema de justiça criminal, ações públicas articuladas com a educação, saúde e acesso à justiça, promoção e proteção dos direitos à vida, moradia, trabalho e segurança, além dos novos arranjos e ressignificações da família e das demandas por reconhecimento. Por fim, a análise da ação possibilita identificar conteúdos de representações e, nesse sentido, saber como estas interferem na prática social.
Ciências Sociais e Educação no Acre
Esta linha visa investigar processos educativos em contextos formais e não formais, a partir de abordagens teórico-metodológicas das Ciências Sociais, integrando pesquisas desenvolvidas por docentes e estudantes e as produções desenvolvidas no escopo da Licenciatura. São eixos temáticos dessa linha: a) O Ensino de Sociologia no Ensino Médio: Este eixo tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas do ensino de Sociologia do Ensino Médio nos contextos formais de educação básica, em escolas urbanas, rurais, EJA, educação no sistema prisional e demais modalidades em curso no estado do Acre. Esta investigação, além de realizar um diagnóstico contínuo, tem por objetivo oferecer subsídios a professores em exercício e estreitar relações entre a rede de ensino básico e o curso de Ciências Sociais da UFAC. Além disso, visa compreender os impactos das reformas promovidas pelo Ministério da Educação em fase de implementação pelas Secretaria do Estado de Educação nos percursos formativos estudantes e no exercício do magistério de professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; b) A inserção de egressos da Licenciatura em Ciências Sociais: este eixo tem por objetivo acompanhar as trajetórias profissionais das e dos egressos da Licenciatura em Ciências Sociais, realizando um mapeamento de sua inserção na rede pública ou privada do Ensino Básico e outras possibilidades de profissionalização, intersecionando reflexões da sociologia e antropologia do trabalho e da educação, bem como fornecendo dados e análises que possam subsidiar ajustes ao curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFAC; c) O ensino de Ciências Sociais em contextos interculturais: este eixo busca discutir o ensino de Ciências Sociais em contextos de educação intercultural e específica, tendo como foco primário os cursos magisteriais e de licenciatura para professores indígenas no estado do Acre, bem como formações em contextos não formais para extrativistas, ribeirinhos, populações tradicionais, bem como formações para outros segmentos da sociedade civil; d) Trabalho docente: estudos e pesquisas sobre as relações entre trabalho e educação, observando suas múltiplas dimensões: o trabalho docente e seus fundamentos epistemológicos; formas de organização e gestão do trabalho; condições, situações e características do trabalho docente; formas de sociabilidade, educação e atividade docente; trabalho docente e as relações de classe, gênero, etnia e geração.
Gênero e suas matizes na Amazônia
Esta linha de pesquisa envolve, em caráter interdisciplinar, reflexões teóricas e investigações empíricas sobre expressões e diversidades sexuais e de gênero em suas dinâmicas sociais regionais, intersecções, alteridades e desigualdades, mobilizações e estratégias políticas e culturais, bem como seus reflexos na esfera da educação e do trabalho. Esta linha de pesquisa se organiza a partir dos seguintes eixos: a) Expressões de sexo e gênero e suas intersecções: este eixo abrange investigações os modos como expressões de sexo, gênero, sexualidade, corporeidade articulam e deslocam marcadores de identidade e diferença nas formas de socialidade amazônicas urbanas, rurais, indígenas, etc.; b) Gênero, educação, trabalho e saúde: este eixo volta-se a investigações sobre como as relações de gênero são inflexionadas pelas esferas do trabalho e educação na sociedade acriana, considerando-as tanto em suas dimensões oficiais e institucionalizadas quanto nas dimensões domésticas e da vida cotidiana. Busca-se analisar as relações de desigualdade marcadas por dinâmicas de gênero nessas esferas, considerando como também impactam em fatores relacionados à saúde física e mental de homens e mulheres (acesso à atendimento à saúde; educação em direitos sexuais e reprodutivos; adoecimento laboral; discriminação e sofrimento psíquico).
Estudos políticos e democracia
Esta linha visa investigar partidos políticos, as eleições, os governos, a representação política, as ideologias políticas e a democracia, com ênfase nas instituições e nos fenômenos políticos eleitorais no contexto amazônico, incluindo os países da fronteira. Abrange: comportamento político decisório do eleitorado acreano; partidos políticos e outras instituições representativas na região da Amazônia brasileira e nos países da fronteira; estudos comparativos sobre os sistemas partidários, os sistemas eleitorais e o comportamento decisório no eleitorado dos estados que compõem a Amazônia brasileira e nos países da fronteira (Bolívia e Peru); política comparada nas democracias do Brasil, Bolívia e Peru; questões relativas à qualidade da gestão pública e das relações institucionais e federativas; análises comparativas sobre políticas públicas nos estados amazônicos; relações entre a mídia, à política e o poder.
Etnologia Amazônica
(em breve)
Comunidades, sociedades, naturezas
(em breve)