Você está aqui: Página Inicial > Filosofia > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por Ufac publicado 16/10/2019 15h43, última modificação 03/03/2021 19h17

Partindo-se do pressuposto de que o homem é uma narrativa, quer-se destacar que o homem, enquanto ser cultural, é uma invenção do próprio homem que mediante a linguagem cria conhecimentos para fazer sentido viver. Nessa direção, cada grupo humano cria éthos e páthos para estabelecer relações que tenham algum significado para a existência.

A partir do exposto, destaca-se que a criação do Curso de Licenciatura em Filosofia é fruto de anseios e esforços canalizados em narrativas compartilhadas por muitos professores do antigo departamento de Filosofia e Ciências Sociais /UFAC desde o início dos anos 90. Vale dizer, todavia, que somente em 2008 dentro do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais - REUNI, é que o projeto de criação do curso tornou-se realidade.

O curso objetiva formar profissionais de nível superior na área de Licenciatura em Filosofia, por meio de uma sólida formação teórica/prática nas áreas básicas da Filosofia, articulando-se a uma adequada formação docente necessária para atuar de forma competente, orgânica e autônoma na educação básica, comprometidos com a difusão da cultura filosófica, a produção de conhecimentos, socialização de saberes e práticas relevantes para a formação cidadã, na perspectiva de uma práxis social transformadora da realidade humana.

Entre as habilidades desejadas para o graduado em Filosofia (licenciatura), estão uma sólida formação em história da filosofia, através dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos; a capacidade para trabalhar a história da filosofia com estudantes do ensino fundamental e médio; o exercício da prática pedagógica e dos métodos de ensino; a análise, de forma crítica e segura, sobre os aspectos vinculados à razão, ao conhecimento e à realidade, observando-se suas características sociais, históricas e políticas.

O egresso de Filosofia deve, ainda, ter habilidades para leitura, escrita, compreensão e análise de textos filosóficos; conhecer técnicas de elaboração de projetos de pesquisa, promovendo o debate interdisciplinar com outras áreas do saber; ter domínio e segurança no uso de novas tecnologias em sala de aula; dominar, com desenvoltura, os temas abordados em sala de aula, primando pela formação de uma consciência crítica criteriosa sobre os eventos em estudo.

Também integra o perfil do egresso a habilidade para despertar, nos mais jovens, o interesse pela reflexão filosófica e pelo pensamento questionador e a crítica da sociedade na qual estão inseridos; o conhecimento das técnicas de planejamento da prática pedagógica; a constante atualização acerca dos temas trabalhados em sala de aula, bem como acerca dos meios sobre como trabalhá-los.

Campo de atuação

O licenciado em Filosofia pode se dedicar ao magistério do ensino básico (fundamental e médio), com toda a formação pedagógica oferecida pelo curso. Também lhe é facultada a atuação profissional no magistério superior em universidades públicas e particulares, como professor e pesquisador, funções que podem ser ampliadas com a obtenção dos títulos acadêmicos de especialista, mestre e doutor em Filosofia.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: Noturno