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Apresentação

por Ufac publicado 16/10/2019 15h43, última modificação 18/05/2020 13h19
Apresentação do Curso de História Licenciatura

A área de História, vinculada ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre – CFCH/UFAC, é composta pelos cursos de Licenciatura em História (diurno e noturno) e Bacharelado em História (vespertino), criados/reformulados em contextos distintos. Ressalte-se, no entanto, que apesar das especificidades que os caracterizam, compreende-se como importante pressuposto, e busca-se expressar tal concepção nesse Projeto Pedagógico Curricular - PPC, a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, ressaltando-se que essas ações só adquirem significado na medida em que não se desvinculam das experiências e problemas presentes no tecido social.

Por essa perspectiva, o que se busca, de maneira geral, é a formação de profissionais com autonomia intelectual, o que requer processos formativos amplos, não restritivos. Intenciona-se que os discentes e egressos atuem com criticidade, que desenvolvam a capacidade de dialogar com a diversidade cultural, de posicionarem-se diante das situações sociais e políticas, que realizem escolhas sobre a maneira como vão desenvolver seus trabalhos, ao lidar com o conhecimento histórico.

Considerando especificamente o curso de Licenciatura em História (diurno e noturno), cujo objetivo é desenvolver habilidades e competências que possibilitem a seus egressos o exercício da docência na educação básica, compreende-se que, para a constituição de profissionais com o perfil anteriormente proposto, torna-se essencial que sejam dadas as condições para o desenvolvimento de experiências e reflexões sobre as formas de construção e difusão do conhecimento histórico, possibilitando uma efetiva aproximação entre as pesquisas, projetos de extensão e reflexões desenvolvidas no curso, com as múltiplas vivências que perpassam as escolas e a sociedade.

A pluralidade de concepções, característica do curso de Licenciatura em História, expressa-se através das diferentes correntes historiográficas, concepções teóricas e experiências metodológicas dos profissionais que compõem o seu quadro docente. Tal pluralidade, no entanto, não significa o distanciamento de pressupostos inerentes ao processo formativo de um profissional que irá atuar na área de história, ressaltando-se o essencial papel das fontes históricas, expressas em diferentes formas de linguagens, e os diálogos/problematizações desenvolvidos com referenciais teóricos, no processo que inter-relaciona ações de ensino, pesquisa e extensão. 

A proposta curricular aqui apresentada, não se limita a listagem de temas em ordem cronológica, considerando-se a concepção de que tempos distintos se perpassam na produção e difusão do conhecimento histórico, mais do que isso, intenciona expressar articulações dos conteúdos das disciplinas, com um olhar interdisciplinar, sem recalcar suas relações com a sociedade, não negando, assim, aquilo em função de que a história se elabora. A história, nesse contexto, é compreendida como uma narrativa de eventos, sem a presunção de revive-los tal qual ocorreram. É entendida como uma permanente construção, como uma reinvenção do passado.