Apresentação
Nas últimas décadas, o Brasil vem passando por uma reestruturação em sua política de atendimento às demandas da sociedade, que culminou com a implantação dos Sistemas Únicos de Saúde e de Assistência Social (SUS e SUAS), bem como na política de Segurança Pública com enfoque no respeito à cidadania.
Esse cenário trouxe um acréscimo à demanda por profissionais psicólogos nas políticas dos referidos Sistemas em todo o território nacional, fato este que vem justificando uma maior oferta de cursos de Graduação em Psicologia.
A Psicologia tem proporcionado ao campo da saúde, educação, jurídico, social e organizacional em nosso País importante contribuição, devido ao seu caráter dialético na forma de conceber o ser humano e as questões da sociedade.
E foi nesse contexto que se deu a criação do curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre em 2012 através da Resolução CONSU nº 35 de 10 de outubro de 2012. A primeira turma ingressou em junho de 2013, atendendo assim a demanda existente no mercado de trabalho, de mão de obra qualificada na área de psicologia para a região.
Em 2019 nosso curso alcançou o conceito máximo, nota 5, na sua primeira avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2018.
Como entrar:
A forma de acesso ao Curso de Graduação em Psicologia da UFAC obedecerá aos critérios vigentes aprovados pelo Conselho Universitário para o ano de 2012: a classificação no Exame Nacional de Ensino Médio/ENEM/SISU.
O que irá estudar:
O currículo do Curso de Graduação em Psicologia estrutura-se em um Núcleo Comum, com duas ênfases que se organizam com base na história das características de demandas da região: psicologia social e políticas públicas e avaliação psicológica. O aluno ou aluna deverá escolher uma ênfase para aprofundamento, conforme áreas de interesse.
O Núcleo Comum está organizado conforme orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Psicologia, mantendo-se uma base com fundamentos teórico-metodológicos, fenômenos e processos psicológicos, procedimentos para investigação científica, práticas profissionais e interface com áreas afins. As ênfases configuram-se como a possibilidade de diferenciação do Curso de Graduação em Psicologia da UFAC no Estado.
Além da interlocução com a Filosofia, Sociologia, Antropologia, Educação, Linguística, Saúde e Estatística, prevista em componentes curriculares obrigatórias, as experiências de estágios orientam para a participação do aluno em equipes multiprofissionais.
As atividades de estágio ganham visibilidade a partir do 2º semestre com o componente curricular Estágio Básico I, II e III, e a partir do 7º semestre inicia-se os estágios específicos (de ênfase). As atividades práticas têm início a partir do 5º semestre do curso com as componentes curriculares Medidas de Avaliação II, III e IV, Teorias e Técnicas Psicoterápicas I e II, Psicoterapia Breve, Método Clínico e Diagnóstico e Práticas Analítico-Institucionais I e II. Em relação à prática de Pesquisa o Curso oferecerá quatro componentes curriculares Pesquisa em Psicologia I e III, Métodos de Pesquisa em Psicologia (Quantitativos e Qualitativos) e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
O que esperamos de nossas egressa e egressos :
Estima-se que a egressa ou egresso do Curso de Psicologia da Ufac seja capaz de articular saberes específicos da área para exercício profissional, com competências e habilidades para atuar nos diferentes âmbitos da Psicologia. Espera-se que este profissional tenha compreensão diversificada dos fenômenos psicológicos e do ser humano mediante sua complexidade e multideterminação, uma postura crítica sobre os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos, em âmbitos local, regional e/ou nacional.
Essa (e) profissional deverá levar em consideração questões concernentes à Psicologia enquanto ciência e profissão, tais como: a constituição diversa e complexa do saber psicológico, a interface da Psicologia com outras ciências, o respeito pela ética e pelos valores culturais do povo acriano, destacando uma atuação contextualizada com as necessidades desta região amazônica uma vez que esta tem suas peculiaridades e, por fim, a constituição dialética e plural do ser humano, relacionando suas dimensões biológica, social e histórico-cultural.
É esperado que egressas (os) do curso de Psicologia tenham desenvolvido percepção crítica das demandas individuais, grupais, institucionais e sociais, sendo capazes de, em todos esses âmbitos, investigar, diagnosticar e intervir, a partir de pressupostos científicos, técnicos e éticos da Psicologia. Ou seja, os cursos de graduação devem formar profissionais-cidadãos e profissionais-cidadãs o que se evidencia pela autonomia intelectual, consciência ambiental e social, protagonismo, criticidade, atitude investigativa e reflexiva, capacidade de interação e relacionamento interpessoal, disponibilidade para o trabalho coletivo e compromisso com a defesa de direitos humanos.
Nesse sentido, o(a) egresso (a) do curso de Psicologia da UFAC deverá ser capaz de realizar processos clínicos de investigação psicológica em diversos contextos, em especial em políticas públicas de saúde, assistência social, segurança, educação e outras.
Dados do Curso
Modalidade – Bacharelado
Grau – Psicólogo.
Denominação do Curso – Curso de Graduação em Psicologia
Turno – Integral (Manhã, Tarde e Noite)
Vagas Anuais – 50
Carga Horária Total – 4.000 horas/aula
Integralização – Mínimo – cinco anos
Máximo – nove anos
Quantidade de Períodos – 10 períodos letivos