Notícias
Ufac e Sema alinham ações para pesquisa e manejo florestal
A Ufac e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema) discutiram estratégias para fortalecer pesquisas e ampliar parcerias voltadas ao manejo florestal sustentável no Estado. O encontro, que ocorreu em 10 de fevereiro, na sede da Sema, em Rio Branco, teve como foco a integração entre as ações desenvolvidas pelo programa de pós-graduação em Ciência Florestal (Ciflor) e o trabalho realizado pela Sema.
A reunião contou com a participação de representantes da Sema e do professor Paulo André Trazzi, coordenador do Ciflor e tutor do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Florestal (PET-Floresta). Ele destacou que o diálogo com a secretaria permitiu identificar pautas convergentes entre a pesquisa acadêmica e as demandas ambientais do Estado. “Discutimos temas importantes para o programa de pós-graduação e para o PET-Floresta, avaliando como os trabalhos desenvolvidos por nossos discentes, docentes e pesquisadores podem contribuir com as ações da Sema.”
Entre os projetos debatidos, está o desenvolvimento de substratos sustentáveis a partir de resíduos da bioindústria amazônica, como caroço de açaí, casca de cupuaçu, palha de café e casca de castanha. O objetivo é transformar esses materiais em insumos para a produção de mudas e viveiros. Além disso, foi abordado o projeto de propagação clonal de espécies nativas para recuperação de áreas degradadas e um projeto de pesquisa voltado ao desenvolvimento precoce de matrizes de castanheira, com foco no fortalecimento da produção de castanha-do-brasil e na ampliação de sistemas agroflorestais.
Também foi discutida a realização da 17ª Semana Florestal, um evento de extensão promovido pelo Ciflor e PET-Floresta, programado para ocorrer de 1 a 5 de setembro, em alusão ao Dia da Amazônia. O evento reunirá técnicos, pesquisadores, extrativistas e representantes de povos e comunidades tradicionais para debater o manejo florestal comunitário na região, visando à troca de conhecimentos e experiências.