Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Pesquisa
conteúdo

Linhas de Pesquisa

por PPG-CITA última modificação 15/04/2019 14h38

Área de Concentração: Ciência e Inovação Tecnológica

Estudos e pesquisas interdisciplinares focalizadas no incremento do conhecimento científico sobre biodiversidade, recursos vegetais, edáficos e ecológicos do bioma amazônico, fomentando a inovação tecnológica de produtos e processos, desde o ponto de vista da utilização agronômica, agroflorestal, farmacológico, saúde, a produção de novos materiais e produtos para a indústria em geral. A área de concentração "Ciência e Inovação Tecnológica" é composta por duas linhas de pesquisas.

 

Linhas de pesquisa:

LP1: Conhecimento da Biodiversidade

A biodiversidade resulta de milhões de anos de evolução biológica e é o componente do sistema de suporte à vida de nosso planeta. Além do valor intrínseco de cada espécie, seu conjunto, bem como o de interações entre espécies e destas com o meio físico-químico, resultam em serviços ecossistêmicos imprescindíveis para manutenção da vida na Terra. Sendo assim, a ciência da biodiversidade é amplamente reconhecida como área prioritária de investigação científica, tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. No Brasil, a pesquisa em biodiversidade pode ser dividida em três principais vertentes: 1) descoberta e caracterização da biodiversidade - sistemática e taxonomia; 2) compreensão do funcionamento de ecossistemas, incluindo problemas de saúde humana decorrentes das alterações ambientais naturais ou devidas à ação antrópica, e os serviços ambientais; 3) bioprospecção da quimiodiversidade da biota brasileira incluindo a Amazônica. Além disto, pode incluir estudos e pesquisas sobre ecologia, manejo e conservação de recursos genéticos da Amazônia visando à domesticação de espécies para o desenvolvimento de novos produtos florestais, agrícolas, farmacológicos, entre outros.

 

LP2: Tecnologia dos Recursos Naturais

A transformação sustentável dos ativos florestais pela Tecnologia dos seus Recursos Naturais poderá atribuir valor econômico à biodiversidade, levando ao desenvolvimento sustentável da região Amazônica, de tal forma que se reflita em ganhos econômicos, sociais, ambientais e culturais, trazendo equidade aos seus habitantes. Para isso, este curso de mestrado se propõe a capacitação do mestrando no domínio e aprofundamento na área interdisciplinar com o conhecimento da Farmacologia de Produtos Naturais, Tecnologia em Proteção de Pragas e Doenças de Plantas, Cultivo de Células e Tecidos Vegetais, Nanotecnologia, Química de Produtos Naturais, Tecnologia de Bioprocesso e outras.