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Informações do Curso

por Ufac publicado 16/10/2019 15h43, última modificação 22/05/2023 10h38

Perfil do Curso

É imaginado um perfil de Agrônomo que tenha consciência do uso de seus conhecimentos técnicos para produzir alimentos saudáveis, manejar o solo de forma sustentável, recuperar áreas degradadas, preservar e conservar energia e matéria no ambiente agropecuário de produção de alimento. Nesta frase, postula-se que preservação seja entendida como o ato de proteger, necessariamente sem utilização do que está sendo protegido, e que conservação compreendida como manutenção de energia e matéria em dado espaço físico utilizado pelo homem, ou sistema agropecuário.

Outro aspecto a ser salientado, durante a formação do futuro Engenheiro Agrônomo, é o da multifuncionalidade das atividades agropecuárias, destacadamente no alto Juruá, em virtude de sua localização fronteiriça. Ao agricultor ou pecuarista é investido um papel mais abrangente do que mero produtor de alimentos, todavia, também vigilante dos limites de fronteira, e mantenedor da qualidade do seu ambiente produtivo.

 

Objetivos do curso

Objetivo geral 

Formar profissionais cidadãos capazes de desempenhar com propriedade suas atividades na engenharia agronômica, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos sistemas agrícolas em seus desafios tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.

Os profissionais deverão estar comprometidos com o desenvolvimento rural, com os problemas sociais e ambientais, atuando de forma ética e adequada à legislação vigente.

Objetivos Específicos

  • Capacitar o graduando a desempenhar as atribuições do engenheiro aplicadas ao agroecossistema, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais;
  • Definir e recomendar melhorias nos agroecossistemas, de modo a garantir o equilíbrio e a sustentabilidade na obtenção de benefícios que os recursos naturais possam proporcionar à sociedade;
  • Propiciar um sólido conhecimento científico e tecnológico, de forma que o graduando possa se integrar ao mercado de trabalho, e possa estar apto a adquirir novas aprendizagens que o progresso científico e tecnológico venham a exigir;
  • Fortalecer a associação entre teoria e prática através de atividades em ambientes de atuação do Engenheiro Agrônomo, permitindo ao aluno vivenciar a prática profissional durante o curso;
  • Fortalecer a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão através de ações práticas e políticas educacionais;
  • Instigar o acadêmico a busca pelo posicionamento crítico, postura investigativa, habilidades de resolução de problemas, tomador de decisões e construtor de novos conhecimentos;
  • Desenvolver nos discentes a capacidade de convivência em grupo, contribuindo com a sua formação social, ética e cultural e incentivando os alunos a trabalharem em equipe;
  • Habilitar os graduandos para que possam, após formados, ingressar em um curso de especialização dentro das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Recursos Hídricos, e áreas afins e correlatas. 

 

Princípios norteadores do Curso

  • Respeito à fauna e a flora;

  • Conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;

  • Uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;

  • Emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; 

  • Atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais;

  • Ética profissional;

  • Consciência e compromisso com a realidade local;

  • Qualidade de vida das populações tradicionais;

  • Atualização constante do conhecimento técnico;

  • Difusão do conhecimento e de tecnologia de recursos naturais, renováveis e não renováveis;

  • Assistência técnica de qualidade, tanto para o setor comunitário quanto para o empresarial/industrial.

  • Mediação/facilitação entre a comunidade, órgãos públicos, mercado consumidor e outros.

  • Visão empresarial do agronegócio; e

  • Conhecimento nas comunidades de seus problemas/dificuldades.

 

Competências e habilidades a serem desenvolvidas 

A UFAC, através de seu currículo espera desenvolver no futuro Engenheiro Agrônomo as seguintes competências e habilidades:

  • Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos de produção e de comercialização agropecuária, produção de insumos, gestão ambiental e gestão do agronegócio;
  • Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
  • Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
  • Atuar na defesa sanitária, na perícia e na fiscalização de postos, de aeroportos e de fronteiras;
  • Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
  • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
  • Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
  • Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

 

Campo do trabalho profissional

Levando em consideração as competências e habilidades adquiridas durante o Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, o egresso poderá atuar nas seguintes áreas: 

  • Instituições não governamentais: cooperativas, fundações e associações de caráter ambiental, fundações e associações de pesquisa e entidades de classe;

  • Comunidades: cooperativas e associações comunitárias, grupos organizados em função de interesse comum;

  • Instituições governamentais: órgãos de proteção, monitoramento, licenciamento e controle ambiental; órgãos de promoção de políticas públicas para produção agropecuária; instituições de pesquisa e ensino; órgãos de extensão e assistência técnica;

  • Empresas privadas: consultorias, indústrias de beneficiamento de produtos agropecuários, entre outros; e

  • Empresa particular própria: prestando assessoria (pessoa física ou jurídica) em alguns dos lugares citados anteriormente.

Perfil do egresso

Considerando as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Engenharia Agronômica, o egresso deste curso possuirá: 

  • Formação científica e profissional que possibilite absorver e desenvolver tecnologia; 

  • Aptidão para o empreendedorismo, visando melhorar as condições locais e regionais de carreira na área de atuação, trazendo melhorias tecnológicas e profissionais.

  • Capacidade de atuar na transformação, comercialização, assistência técnica e gerenciamento dos setores ligados à cadeia produtiva agroindustrial.

  • Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando valores humanísticos, princípios éticos, visão socioeconômica ampla, capacidade de comunicação e visão socioambiental. 

  • Habilidade de atuação integrada aos profissionais de outras áreas do conhecimento para o atendimento das demandas do desenvolvimento local, regional e nacional, preservando e melhorando o ambiente e os recursos naturais nele contidos.

  • Juízo crítico autônomo na sua área de conhecimento e atuação, sabendo utilizar o método científico para a análise e condução dos processos de tomadas de decisão dentro dos princípios básicos de sustentabilidade;

  • Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações, e considerando as características da Amazônia, do estado do Acre e dos municípios da região do Alto Juruá, que envolvem aspectos de legislação ambiental nacional e internacional, a presença de populações locais no âmbito da agricultura familiar. 

  • Aptidão para o trabalho em ambientes naturais e em atividades ligadas ao desenvolvimento rural.