Você está aqui: Página Inicial > Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - CCBN > Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h29

O curso de Ciências Biológicas (licenciatura) pretende formar um profissional orientado pelo compromisso com a cidadania, a preservação da vida e os resultados de sua atuação, pautada pela conduta ética e pelo rigor cientifico. Ele deve ter domínio dos conteúdos nas áreas de ciências e biologia, objetos da docência nos ensinos fundamental e médio.

Deve, ainda, conscientizar-se de sua responsabilidade como educador nos vários contextos de atuação profissional; ser capaz de desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas para ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação; possuir habilidades para inserção nos processos de gestão e organização do trabalho pedagógico.

As ciências biológicas estudam os seres vivos, as relações entre eles e o meio ambiente, além dos mecanismos biológicos que regem sua formação, desenvolvimento e reprodução. Assim, os biólogos desempenham papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.

O estudo das ciências biológicas possibilita a compreensão do processo de organização da vida ao longo do tempo, resultando numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando fatores seletivos. Particular atenção deve ser dispensada às relações entre os seres humanos, dada sua especificidade. Nessa abordagem, não se pode dissociar os conhecimentos biológicos dos socioeconômicos, políticos, culturais e éticos.

Campo de atuação 

O biólogo é o profissional que estuda a vida em suas diferentes formas de expressão. Ele tem diante de si uma ampla área de atuação, pois estuda a origem, a estrutura e a evolução dos seres vivos, estabelecendo relação entre eles e o meio ambiente. O campo de atuação em ciências biológicas é bastante diversificado, amplo, emergente, crescente e em transformação contínua. Atualmente, há cerca 160 áreas de atuação do biólogo.

No ramo de biotecnologia e produção, podem-se listar, entre outras, áreas de: engenharia genética; controle biológico de qualidade de alimentos e bebidas; controle de pragas e zoonoses; desenvolvimento, controle e comercialização de equipamentos e materiais de laboratório. Na educação, por exemplo, listam-se: educação ambiental; educação formal; gestão de coleções biológicas e didáticas; produção científica e de kits educativos.

No campo do meio ambiente, destacam-se: análises periciais; ecoturismo; gestão de jardins botânicos e zoológicos; produção, cultivo, manejo e comercialização de espécies nativas, exóticas e domesticadas; restauração de ambientes degradados; tratamento e controle de qualidade do ar, da água e do solo; viveiricultura, floricultura, jardinagem e paisagismo. E na saúde: aconselhamento genético; análises biomoleculares, clínicas e toxicológicas; epidemiologia; reprodução assistida; saúde pública e vigilância sanitária.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos       

Horário: matutino*