Você está aqui: Página Inicial > Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - CCBN > Engenharia Florestal

Engenharia Florestal

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h28

O curso de Engenharia Florestal (bacharelado) tem por objetivo a formação de profissionais capazes de definir, recomendar e orientar interferências nos ecossistemas florestais, de modo a garantir o equilíbrio e a sustentabilidade na obtenção de benefícios que os recursos florestais possam proporcionar à sociedade.

Especificamente, o curso visa qualificar técnicos de nível superior, habilitando-os ao manejo sustentável dos recursos florestais, bem como ao planejamento, à organização e ao ordenamento dos produtos derivados desses recursos, objetivando o desenvolvimento do setor florestal e a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais.

Nesse sentido, possibilita-se ao estudante uma formação teórica e prática para que ele seja capaz de atuar nas áreas de manejo florestal, ecologia aplicada e tecnologia de produtos florestais. O curso propicia uma formação que abrange os aspectos ambientais, sociais e econômicos da atividade florestal.

Campo de atuação

O engenheiro florestal estuda e promove o uso sustentável de produtos e serviços florestais. Ele avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento, sempre levando em consideração a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e do bioma.

Também elabora e acompanha projetos em áreas públicas e privadas, sendo estas cobertas por florestas nativas ou reflorestadas. É sua atribuição recuperar áreas degradadas, cuidar da arborização urbana e avaliar o impacto ambiental de atividades humanas em uma determinada área. Além disso, trabalha em vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

O engenheiro florestal pode atuar em instituições não governamentais, cooperativas e associações comunitárias, instituições governamentais (órgãos de proteção, monitoramento, fomento, licenciamento e controle ambiental etc.), instituições de pesquisa e ensino, órgãos de extensão de assistência técnica, empresas privadas (consultorias florestais, indústrias de extração e beneficiamento de produtos florestais, viveiros etc.). Pode, ainda, prestar assessoria para pessoa física e jurídica. 

Vagas anuais: 80 (40 por semestre)

Duração: 5 anos

Horário: integral