Física

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h29

O curso de Física (licenciatura) contribui para a formação de professores capacitados para a rede de ensino médio, seja no Estado do Acre ou em outras unidades da Federação. Por outro lado, contribui, significativamente, para a potencialização de uma cultura voltada à pesquisa e à extensão, nas distintas subáreas da física, com suas interfaces, tanto no Acre como próximo à região da Amazônia brasileira, peruana e boliviana.

O objetivo geral do curso é formar profissionais para atuar no magistério de nível médio, técnico ou superior, em programas de extensão e institutos de pesquisa, e que possam frequentar cursos de pós-graduação em áreas de pesquisa teórica, experimental ou ensino de Física.

O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em física. Ele deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas suas atividades, a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.

Campo de atuação 

Preferencialmente, o campo de atuação do egresso em Física é a formação e a disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, por meio de vídeos, softwares ou outros meios de comunicação. Não deve se ater, necessariamente, ao perfil da atual licenciatura em Física, que está orientada para o ensino médio formal.

O campo de atuação pode se estender, também, à pesquisa, básica ou aplicada, em universidades ou centros de pesquisa. Outra possibilidade de trabalho está em área interdisciplinar teórica e/ou experimentalmente em conexão com medicina, oceanografia, meteorologia, geologia, biologia, química, meio ambiente, comunicação, economia, administração e, mais especificamente, nas ciências forenses, isto é, perícia criminal técnica.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: vespertino