Enfermagem

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h34

A graduação em Enfermagem (bacharelado) tem como princípio conceber a formação do profissional como um processo contínuo de conhecimento para o exercício de competências e habilidades, com articulação de saberes e desenvolvimento de uma postura investigativa.

Entre outros princípios, postula o fortalecimento do ensino e da prática através de iniciativas disciplinares do estágio curricular, com aprendizagem profissional, social e cultural, e de atividades de vivência na pesquisa e na extensão. Também procura valorizar os conhecimentos populares e tradicionais, integrando conhecimento empírico e científico, subsidiando o ensino, a produção científica e sua divulgação.

O enfermeiro deve possuir uma formação generalista, humanística e reflexiva, além de uma visão crítica da realidade social e político-econômica do país, em especial da região Norte. Deve ser capaz de conhecer e intervir no processo saúde-doença, identificando as dimensões biopsicossociais e seus determinantes.

Além disso, deve participar efetivamente das diversas ações no âmbito da saúde, como formador de opinião e como agente transformador de sua prática e do contexto em que se insere. Nesse sentido, vincula sempre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com compromisso científico, ético e político, visando ao exercício da cidadania e à qualidade de vida da população. Com responsabilidade social, deve planejar, ser capaz de prestar cuidado e gerenciar a assistência de enfermagem, tomando decisões nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Campo de atuação

O campo de atuação do profissional graduado em Enfermagem é bastante diversificado e compreende atividades educativas, administrativas e de assistência de enfermagem, que podem ser desenvolvidas em serviços de saúde pública, como órgãos do Ministério da Saúde, secretarias de Saúde estaduais e municipais, centros regionais de saúde, distritos sanitários, unidades de saúde da família.

O enfermeiro trabalha em hospitais gerais e serviços especializados; instituições de ensino e de pesquisa científica; órgãos normativos e fiscalizadores da profissão; ambulatórios; atendimentos pré-hospitalares e domiciliares; creches, berçários, asilos, indústrias e outras instituições afins; programas de atenção básica em saúde; comunidades rurais, urbanas e indígenas; associações de classe.

Vagas anuais: 30

Duração: 4 anos

Horário: integral