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Centro de Ciências da Saúde e do Desporto - CCSD

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h30

Educação Física (bacharelado)

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h33

O curso de Educação Física (bacharelado) objetiva assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. O profissional deve estar qualificado para analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio de diferentes manifestações e expressões do movimento humano.

Além disso, pressupõe-se o domínio de conhecimentos, traduzidos em conceitos, procedimentos e atitudes específicos de educação física. Incluem-se, ainda, os conhecimentos advindos de ciências afins, com respeito aos valores éticos, morais, sociais e estéticos, particulares ao homem e próprios de uma sociedade plural e democrática.

Entre outras atribuições, o profissional deve demonstrar capacidade para, fundamentado em pressupostos científicos e éticos, intervir no atendimento de carências típicas da pessoa portadora de necessidades especiais, de demandas típicas do envelhecimento da população e de integrantes dos grupos de risco. E possuir uma ampla visão da realidade social, política, cultural e econômica do país, consciente das reais necessidades e possibilidades do cidadão.

Campo de atuação 

O educador físico atua na área de saúde, de forma personalizada ou não, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou a empresas privadas (como academias), em prevenção e tratamento de doenças (tais como obesidade, diabetes mellitus tipo 2, câncer e hipertensão) e no desenvolvimento de ginásticas laborais com trabalhadores de entidades públicas e particulares.

Também atua no setor de rendimento esportivo, desenvolvendo capacidades técnicas, táticas e físicas de atletas de diferentes modalidades, e no setor recreativo, prestando serviços relacionados ao entretenimento, através do lazer e da dança.

Para essas necessidades contemporâneas e para obter êxito profissional, o bacharel em Educação Física, enquanto um profissional liberal, deve estar munido de noções básicas de administração, empreendedorismo e marketing. 

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: matutino

 

Educação Física (licenciatura)

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h33

O perfil idealizado no curso de Educação Física (licenciatura) é de um profissional com formação generalista, humanista e crítica, cuja intervenção fundamenta-se na competência técnico-profissional, com base em rigor científico, reflexão filosófica e conduta eticamente responsável.

Ele deve estar qualificado para analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, à ampliação e ao enriquecimento cultural dos indivíduos. 

Campo de atuação

O licenciado em Educação Física deve estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular de Educação Física na educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio). Ele deve estar apto, pois, para as exigências gerais da docência, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: matutino

Enfermagem

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h34

A graduação em Enfermagem (bacharelado) tem como princípio conceber a formação do profissional como um processo contínuo de conhecimento para o exercício de competências e habilidades, com articulação de saberes e desenvolvimento de uma postura investigativa.

Entre outros princípios, postula o fortalecimento do ensino e da prática através de iniciativas disciplinares do estágio curricular, com aprendizagem profissional, social e cultural, e de atividades de vivência na pesquisa e na extensão. Também procura valorizar os conhecimentos populares e tradicionais, integrando conhecimento empírico e científico, subsidiando o ensino, a produção científica e sua divulgação.

O enfermeiro deve possuir uma formação generalista, humanística e reflexiva, além de uma visão crítica da realidade social e político-econômica do país, em especial da região Norte. Deve ser capaz de conhecer e intervir no processo saúde-doença, identificando as dimensões biopsicossociais e seus determinantes.

Além disso, deve participar efetivamente das diversas ações no âmbito da saúde, como formador de opinião e como agente transformador de sua prática e do contexto em que se insere. Nesse sentido, vincula sempre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com compromisso científico, ético e político, visando ao exercício da cidadania e à qualidade de vida da população. Com responsabilidade social, deve planejar, ser capaz de prestar cuidado e gerenciar a assistência de enfermagem, tomando decisões nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Campo de atuação

O campo de atuação do profissional graduado em Enfermagem é bastante diversificado e compreende atividades educativas, administrativas e de assistência de enfermagem, que podem ser desenvolvidas em serviços de saúde pública, como órgãos do Ministério da Saúde, secretarias de Saúde estaduais e municipais, centros regionais de saúde, distritos sanitários, unidades de saúde da família.

O enfermeiro trabalha em hospitais gerais e serviços especializados; instituições de ensino e de pesquisa científica; órgãos normativos e fiscalizadores da profissão; ambulatórios; atendimentos pré-hospitalares e domiciliares; creches, berçários, asilos, indústrias e outras instituições afins; programas de atenção básica em saúde; comunidades rurais, urbanas e indígenas; associações de classe.

Vagas anuais: 30

Duração: 4 anos

Horário: integral

Medicina

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h35

O curso de Medicina (bacharelado) busca, observando expectativas e demandas do setor de saúde do Estado do Acre, formar um profissional em cujo perfil conste uma sólida formação geral que o habilite a resolver problemas de saúde mais predominantes, prestando assistência integral ao indivíduo, a sua família e à comunidade.

Ele deve possuir conhecimento da realidade socioeconômica e cultural do meio em que atua, uma visão holística do ser humano e postura ético-profissional no atendimento dos pacientes, conforme as reais condições de funcionamento do sistema de saúde local e regional. Deve, ainda, estar em permanente renovação no que tange aos constantes avanços de sua área de qualificação, com alternativa de investimento em sua formação continuada.

Além disso, espera-se que o médico seja capaz de trabalhar em equipe, inclusive interdisciplinarmente, mantendo seu espírito cooperativo; capaz de identificar diferentes situações no atendimento dos pacientes, apresentando alternativas para resolução de problemas; capaz de atuar na promoção, na prevenção, no tratamento de doenças e na reabilitação de pessoas nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nas atenções primária e secundária; capaz de atuar no atendimento ambulatorial dos principais problemas clínicos, cirúrgicos e de emergências. 

Campo de atuação

O médico trabalha em unidades básicas de saúde de Rio Branco e do interior do Estado do Acre, policlínicas, maternidade Bárbara Heliodora, Hospital da Criança, Hospital do Idoso, Hospital do Câncer e Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).

Vagas anuais: 80 (40 por semestre)

Duração: 6 anos

Horário: integral

Nutrição

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h35

O objetivo do curso de Nutrição (bacharelado) é formar um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado para atuar em segurança alimentar, atenção dietética e em todas as áreas do conhecimento nas quais a alimentação e a nutrição sejam fundamentais.

Nesse sentido, o nutricionista trabalha para promoção, manutenção, recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade socioeconômica, política e cultural.

Campo de atuação

O campo de atuação do nutricionista é bastante diversificado. Suas principais áreas de atuação são: hospitalar, indústria de alimentos e saúde pública. No campo hospitalar, o nutricionista trabalha em: nutrição clínica e cirúrgica, ambulatórios, nutrição materno-infantil, pediatria, lactário, banco de leite humano, produção.

Na saúde pública, o trabalho é desenvolvido junto a órgãos do governo. O nutricionista deve estar preparado para prestar informações ao público, via meios de comunicação de massa; deve conscientizar a sociedade e mobilizar o governo em busca de soluções definitivas, objetivando amenizar problemas do ramo alimentar brasileiro. Nessa área, ele atua em: planejamento, assistência alimentar, educação nutricional, alimentação pré-escolar e escolar, centros de saúde, escolas e creches.

O nutricionista trabalha, também, em consultórios dietoterápicos, laboratórios bromatológicos, desenvolvimento de produtos e processos, docência e pesquisa científica.

Vagas anuais: 50

Duração: 5 anos

Horário: integral

Saúde Coletiva

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h36

O objetivo do curso de Saúde Coletiva (bacharelado) é formar um profissional com saber científico e habilidades que o tornem capaz de compreender e conhecer situações em cenários de saúde pública. Assim, ele deve estar apto para propor intervenções, considerando as necessidades sociais de saúde, bem como para organizar e coordenar ações essenciais à implementação de serviços, programas e sistemas regionais ou municipais de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O profissional de Saúde Coletiva deve dominar conhecimentos e habilidades específicas das ciências biológicas ou da saúde, mas não limitadas a somente estas, sendo reconhecido como um profissional para necessidades sociais de saúde; deve ser um gerente de processos grupais de trabalho em saúde, fundamentado em princípios humanísticos, éticos e estéticos; deve se voltar, ainda, para a realização de ações de vigilância, planificação, gestão, controle, avaliação, auditoria, além de intervenções sociais organizadas, dirigidas a promoção, proteção, comunicação e educação em saúde. 

Campo de atuação

O profissional formado em Saúde Coletiva trabalha nos sistemas e serviços de saúde, desenvolvendo ações de planejamento, programação físico-financeira, gestão e avaliação de serviços e ações de vigilância na saúde, objetivando prevenção, controle e erradicação de doenças ou agravos.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: integral