Nutrição
O objetivo do curso de Nutrição (bacharelado) é formar um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado para atuar em segurança alimentar, atenção dietética e em todas as áreas do conhecimento nas quais a alimentação e a nutrição sejam fundamentais.
Nesse sentido, o nutricionista trabalha para promoção, manutenção, recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade socioeconômica, política e cultural.
Campo de atuação
O campo de atuação do nutricionista é bastante diversificado. Suas principais áreas de atuação são: hospitalar, indústria de alimentos e saúde pública. No campo hospitalar, o nutricionista trabalha em: nutrição clínica e cirúrgica, ambulatórios, nutrição materno-infantil, pediatria, lactário, banco de leite humano, produção.
Na saúde pública, o trabalho é desenvolvido junto a órgãos do governo. O nutricionista deve estar preparado para prestar informações ao público, via meios de comunicação de massa; deve conscientizar a sociedade e mobilizar o governo em busca de soluções definitivas, objetivando amenizar problemas do ramo alimentar brasileiro. Nessa área, ele atua em: planejamento, assistência alimentar, educação nutricional, alimentação pré-escolar e escolar, centros de saúde, escolas e creches.
O nutricionista trabalha, também, em consultórios dietoterápicos, laboratórios bromatológicos, desenvolvimento de produtos e processos, docência e pesquisa científica.
Vagas anuais: 50
Duração: 5 anos
Horário: integral