Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET
Sistemas de Informação
O curso de Sistemas de Informação (bacharelado) pretende formar um profissional que tenha no perfil pensamento sistêmico e crítico, capacidade de resolução de problemas, capacidade de autoaprendizado, susceptibilidade a mudanças, senso de trabalho em equipe, capacidade de comunicação oral e escrita.
Ele deve saber abstrair, representar e organizar a informação, ter conhecimento dos conceitos de distribuição da informação e de sistemas, gerenciar o processo de informatização e desenvolvimento de sistemas, dominar conceitos específicos e novas tecnologias da área e ferramentas informatizadas para aplicação dos conhecimentos.
Campo de atuação
O egresso de Sistemas de Informação deve estar preparado para ter condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias na solução dos problemas, propiciando novos tipos de atividades.
Ele atua na sociedade e nas organizações, estabelecendo visão consistente e crítica de seu trabalho; atua na implementação e avaliação de projetos em sistemas de informação, aplicados nas organizações, empregando modelos associados a análise e planejamento.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: integral
Engenharia Civil
O curso de Engenharia Civil (bacharelado) possui em seu currículo núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos, cujos componentes curriculares permitirão aos profissionais formados somar e contribuir para o desenvolvimento do Estado do Acre e de outras regiões, dentro e fora do país.
Pretende-se colocar no mercado de trabalho engenheiros civis com sólida formação geral, tanto nas disciplinas básicas quanto nas de formação ampla e específica, capazes de se adaptar rapidamente às constantes modificações que ocorrem na área da engenharia civil. Sem perder de vista o conhecimento universal, eles estão voltados para o conhecimento da realidade da região, cujas riquezas naturais podem ser potencializadas.
O perfil do egresso de Engenharia Civil, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, é aquele que contempla uma sólida formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias; identificar e resolver problemas, bem como de buscar desenvolvimento e aprimoramento profissional constante, exercendo em sua prática atitudes éticas, solidárias, cooperativas, coletivas, críticas e criativas.
Espera-se que o profissional formado saiba aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia civil, resolvendo-lhe problemas. Entre outras competências, ele planeja, supervisiona, elabora e coordena projetos e serviços em engenharia civil, considerando sua viabilidade econômica e seus impactos socioambientais.
Campo de atuação
O engenheiro civil é um profissional com ampla formação multidisciplinar e que, no exercício de sua profissão, pode atuar em planejamento, projeto e execução de obras de infraestrutura em todos os segmentos. Possuindo ampla atribuição profissional, pode analisar, projetar, construir e fiscalizar obras de: fundações, contenção e estabilidade de taludes, edificação, pontes, barragens, recursos hídricos, abastecimento de água, disposição de resíduos sólidos, esgotamento sanitário, controle de poluição hídrica, infraestrutura de estradas, portos e aeroportos, vias navegáveis, planejamento e operação de transporte etc.
Vagas anuais: 50
Duração: 5 anos
Horário: integral
Engenharia Elétrica
A engenharia elétrica é o ramo da engenharia dedicado, entre outras atividades, a realizar supervisão, estudo, planejamento, consultoria, projeto, avaliação, perícia, pesquisa, ensaio, fiscalização, operação e direção de obras. Essas atividades são referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; à fabricação de equipamentos, materiais e máquinas elétricas; aos sistemas de controle e medições elétricas etc.
Campo de atuação
O engenheiro eletricista atua em empresas estatais ou privadas, seja de pequeno, médio ou grande porte; órgãos governamentais; instituições de ensino e pesquisa; agências reguladoras; mercado atacadista de energia. Ele pode, também, atuar como proprietário de empresa prestadora de serviços, tais como projetos de eletricidade, implantação de redes elétricas, operação de sistemas elétricos, manutenção de equipamentos e de instalações elétricas, fiscalização de obras de eletricidade, consultorias diversas, perícias e laudos técnicos. Pode, ainda, realizar as mesmas atividades na condição de autônomo ou profissional liberal, como firma individual.
Vagas anuais: 50
Duração: 5 anos
Horário: integral
Matemática
O curso de Matemática (licenciatura) pretende formar, para atender a demanda que o atual contexto exige, profissionais que devem, ao longo do curso, adquirir habilidades e competências que os tornem aptos para o exercício do magistério na educação básica. Para isso, compreende-se que o licenciado em Matemática deve ser livre, competente e compromissado.
Ao ser livre, ele deve ter consciência de suas escolhas quanto ao tema que trabalha com seus alunos e quanto à forma pela qual atua num contexto educativo do ensino de Matemática. Sua competência é compreendida em termos de domínio dos fundamentos que sustentam a escolha de conteúdos e a metodologia utilizada. E seu compromisso é entendido como inconformismo em relação ao quadro geral do ensino da Matemática; é compromisso de reflexão, ação e transformação política.
Deseja-se que o egresso do curso adquira, durante sua formação, domínio dos conhecimentos matemáticos e educacionais; visão de seu papel social de educador; capacidade de se inserir em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações de seus alunos; estratégias para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de Matemática, formando para o exercício da cidadania; e consciência de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos.
Campo de atuação
A atribuição central do egresso de Matemática é a docência na educação básica, o que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da matemática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento matemático em saber escolar.
Além de atuar diretamente na sala de aula, em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, o licenciado pode trabalhar com a análise de materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros.
Pode, ainda, realizar pesquisas em educação matemática; coordenar e supervisionar equipes de trabalho; trabalhar em editoras, órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino