Matemática

por Ufac última modificação 08/03/2017 10h50

O curso de Matemática (licenciatura) pretende formar, para atender a demanda que o atual contexto exige, profissionais que devem, ao longo do curso, adquirir habilidades e competências que os tornem aptos para o exercício do magistério na educação básica. Para isso, compreende-se que o licenciado em Matemática deve ser livre, competente e compromissado.

Ao ser livre, ele deve ter consciência de suas escolhas quanto ao tema que trabalha com seus alunos e quanto à forma pela qual atua num contexto educativo do ensino de Matemática. Sua competência é compreendida em termos de domínio dos fundamentos que sustentam a escolha de conteúdos e a metodologia utilizada. E seu compromisso é entendido como inconformismo em relação ao quadro geral do ensino da Matemática; é compromisso de reflexão, ação e transformação política.

Deseja-se que o egresso do curso adquira, durante sua formação, domínio dos conhecimentos matemáticos e educacionais; visão de seu papel social de educador; capacidade de se inserir em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações de seus alunos; estratégias para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de Matemática, formando para o exercício da cidadania; e consciência de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos.

Campo de atuação

A atribuição central do egresso de Matemática é a docência na educação básica, o que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da matemática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento matemático em saber escolar.

Além de atuar diretamente na sala de aula, em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, o licenciado pode trabalhar com a análise de materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros.

Pode, ainda, realizar pesquisas em educação matemática; coordenar e supervisionar equipes de trabalho; trabalhar em editoras, órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: vespertino