Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas - CCJSA
Ciências Econômicas
O perfil do curso de Ciências Econômicas (bacharelado) baseia-se em acompanhamento, controle, avaliação e ajustes de políticas socioeconômicas públicas e privadas de desenvolvimento regional através da formação de economistas.
A graduação objetiva formar profissionais com sólido conhecimento em teoria econômica, aptos para análise de problemas econômicos; capazes de formular, executar e avaliar políticas públicas e privadas de desenvolvimento, além de capacitá-los para atividades executivas com diversos atores sociais e prepará-los para gestão no setor público, com ênfase nas esferas municipal, estadual e federal.
O bacharel em Ciências Econômicas deve ter uma visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial. Espera-se que adquira uma base cultural ampla que o capacite para tomada de decisões e resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação. Nesse sentido, deve estar receptivo à aquisição contínua de novos conhecimentos. Inclui-se em seu perfil, ainda, o domínio de habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
Em síntese, o economista deve apresentar perfil de cientista social, sendo capaz de compreender várias correntes do pensamento econômico, dispondo de um instrumental teórico-quantitativo que lhe permita interpretar questões de conjuntura econômica, criticá-las e propor soluções.
Campo de atuação
O economista trabalha nas áreas de planejamento, projeção e análise econômico-financeira, no assessoramento de empreendimentos públicos, privados e mistos, no ensino e na investigação científica. Ele elabora e estuda a viabilidade econômica de projetos e de novas empresas, atua no mercado financeiro e na economia empresarial, faz cálculos e recálculos de contratos, oferece orientação em comércio exterior. Também presta consultoria sobre fusão e aquisição de empresas, faz pesquisa sobre conjuntura econômica e elabora estudos de mercado.
Vagas anuais: 50
Duração: 5 anos
Horário: noturno
Direito
O perfil do curso de Direito (bacharelado) centra-se na capacitação de profissionais reconhecidos por elevado nível ético e sólida formação jurídica, comprometidos com a promoção da paz, da solidariedade, da justiça e do desenvolvimento pleno da cidadania. O profissional do direito deve se orientar pela sua permanente formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais.
Além disso, permeiam seu perfil a conduta ética associada à responsabilidade social e profissional; a capacidade de apreensão, reflexão crítica e produção criativa do direito a partir de constante pesquisa e investigação; a habilidade para equacionar problemas e buscar soluções a partir de demandas individuais e sociais peculiares ao espaço onde está inserido; a capacidade de desenvolver formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos; a capacidade de atuação individual e coletiva no exercício profissional; o domínio da gênese, dos fundamentos, do processo histórico, do conteúdo do ordenamento jurídico vigente; a consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.
Campo de atuação
O campo de atuação do direito é bastante fértil e reside na advocacia privada e pública, na magistratura estadual e federal, no Ministério Público estadual e federal, na Defensoria Pública estadual e da União, na orientação para o exercício da cidadania, em conciliação, arbitragem e outras formas contemporâneas. O profissional pode ser, ainda, delegado, servidor da Justiça estadual e federal, docente do ensino superior em Direito.
Vagas anuais: 50
Duração: 5 anos
Horário: noturno