Ciências Econômicas
O perfil do curso de Ciências Econômicas (bacharelado) baseia-se em acompanhamento, controle, avaliação e ajustes de políticas socioeconômicas públicas e privadas de desenvolvimento regional através da formação de economistas.
A graduação objetiva formar profissionais com sólido conhecimento em teoria econômica, aptos para análise de problemas econômicos; capazes de formular, executar e avaliar políticas públicas e privadas de desenvolvimento, além de capacitá-los para atividades executivas com diversos atores sociais e prepará-los para gestão no setor público, com ênfase nas esferas municipal, estadual e federal.
O bacharel em Ciências Econômicas deve ter uma visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial. Espera-se que adquira uma base cultural ampla que o capacite para tomada de decisões e resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação. Nesse sentido, deve estar receptivo à aquisição contínua de novos conhecimentos. Inclui-se em seu perfil, ainda, o domínio de habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
Em síntese, o economista deve apresentar perfil de cientista social, sendo capaz de compreender várias correntes do pensamento econômico, dispondo de um instrumental teórico-quantitativo que lhe permita interpretar questões de conjuntura econômica, criticá-las e propor soluções.
Campo de atuação
O economista trabalha nas áreas de planejamento, projeção e análise econômico-financeira, no assessoramento de empreendimentos públicos, privados e mistos, no ensino e na investigação científica. Ele elabora e estuda a viabilidade econômica de projetos e de novas empresas, atua no mercado financeiro e na economia empresarial, faz cálculos e recálculos de contratos, oferece orientação em comércio exterior. Também presta consultoria sobre fusão e aquisição de empresas, faz pesquisa sobre conjuntura econômica e elabora estudos de mercado.
Vagas anuais: 50
Duração: 5 anos
Horário: noturno