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Centro de Educação e Letras - CEL

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h33

Letras: Espanhol

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h01

A missão do curso de Letras/Espanhol (licenciatura) é formar profissionais competentes para atuar na área dessa língua estrangeira e suas respectivas literaturas, com ênfase na docência. Nesse sentido, o curso, em sua estrutura curricular geral e obrigatória, fornece ao aluno o devido suporte em termos científico-culturais, dando-lhe a possibilidade de aprofundamento na língua e literaturas espanholas, bem como no caráter didático-pedagógico inerente aos cursos de licenciatura.

Assim, oportuniza-se uma sólida formação de caráter cultural, humanístico e pedagógico, para que seja edificada uma visão crítica da língua, junto a uma apropriada percepção histórico-social de sua evolução através dos estudos literários e linguísticos. Proporciona-se, portanto, ao futuro professor de Espanhol, uma formação sedimentada para que ele possa ter uma atuação criteriosa e crítica diante do contexto educacional brasileiro.

Além disso, o curso procura articular, sempre que possível, o ensino à pesquisa e à extensão, pois estes são os eixos básicos que compõem o ensino superior e podem proporcionar, além do foco na formação docente, a possibilidade de que o discente continue seu percurso de apropriação do conhecimento e tenha condições de ingressar em programas de pós-graduação.

Campo de atuação

O egresso da graduação em Espanhol está apto para lecionar nas redes pública e particular de ensino fundamental, médio e superior, de acordo com as demandas do mercado de trabalho, assim como em cursos de línguas. Ele deve ser capaz de selecionar materiais, metodologias e conteúdos teóricos e práticos relevantes para atuar nessas diferentes esferas da educação, articulando-os com potencialidades didáticas de recursos técnicos e tecnológicos dos variados meios digitais presentes em seu cotidiano como educador.

Também pode atuar como mediador em contextos interculturais, sabendo aplicar o conhecimento em língua espanhola em traduções, versões e revisões, bem como analisar e compreender os processos tradutórios.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: vespertino

Letras: Inglês

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h02

A prioridade do curso de Letras/Inglês (licenciatura) é a formação inicial de professores da disciplina de Inglês para atuação na educação básica. Para tanto, prima por uma formação coerente com os parâmetros e as orientações curriculares nacionais do Ministério da Educação.

A formação docente vivenciada no curso oportuniza o desenvolvimento de habilidades comunicativas a partir de discussões referentes às relações sociais locais e globais, trazendo para a sala de aula temas que estão presentes no imaginário coletivo e que são objetos das manifestações culturais do povo amazônico. Assim, diferentes práticas de linguagens são vivenciadas durante a formação inicial do professor de Inglês.

O curso favorece múltiplas experiências concernentes ao processo ensino-aprendizagem, cujas possibilidades perpassam por ensino, pesquisa e extensão, valendo-se de concepções de ensino e aprendizagem contemporâneas e de práticas de linguagem diversas.

No perfil do egresso em Letras/Inglês, devem se evidenciar: competência intercultural crítica e capacidade de lidar com a diversidade em suas diferentes manifestações em língua inglesa; desenvolvimento de conhecimentos sobre a língua inglesa e suas respectivas literaturas, envolvendo competências de mobilizar recursos linguísticos e de considerar diversos registros, modalidades, gêneros discursivos, variedades linguísticas, literárias e culturais.

Ele ainda deve demostrar atitude reflexiva diante da articulação e da transposição de questões teóricas e práticas no pensar e no agir de forma crítica, tendo em vista situações de diversos contextos de exercício da profissão; e apresentar conhecimento sobre concepções da formação docente como processo autônomo, transformador e contínuo, que dialoga com as diferentes áreas do conhecimento.

Campo de atuação

O egresso do curso de Letras/Inglês atua como professor de Inglês nos diversos contextos de ensino dessa língua estrangeira. 

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: matutino

Letras: Português

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h03

O objetivo do curso de Letras/Português (licenciatura) é formar um profissional interculturalmente competente, consciente de seu papel social e de suas relações com outros sujeitos. Possibilita-se ao egresso do curso reflexão sobre a linguagem, temas e questões relativas à investigação linguística e literária.

Pretende-se capacitá-lo a lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, seja na modalidade oral ou escrita. Assim, ele deve dominar o uso da língua portuguesa, em se tratando de sua estrutura, funcionamento e manifestações artísticas, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais.

Nesse sentido, o curso oportuniza ao estudante uma análise crítica sobre a literatura e sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico. Espera-se que ele compreenda sua formação profissional como processo contínuo e autônomo; tenha domínio dos conteúdos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, bem como domínio de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

O resultado do processo de aprendizagem deve ser a formação de profissional que, além da base específica consolidada, esteja apto para atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Deve ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e se comunicar dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras/Português.

Campo de atuação 

O profissional formado em Letras/Português está apto para exercer a docência nas áreas de língua portuguesa, literatura e redação, nos ensinos fundamental e médio, seja em escolas públicas ou particulares. Ele pode atuar em cursos preparatórios para exames seletivos, em cursos profissionalizantes e superiores. Como profissional liberal, pode ministrar cursos em empresas industriais, comerciais e em outras instituições.

Além disso, pode ser redator, revisor de texto ou copidesque, trabalhando para jornais on-line ou impressos, editoras, órgãos públicos ou privados que necessitem publicar materiais diversos de divulgação e comunicação. Pode, ainda, assessorar na produção de programas de TV, rádio e programas computacionais que visem ao ensino da língua e das literaturas lusófonas, bem como atuar na composição artística de histórias e personagens de ficção em diferentes mídias.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: noturno

Pedagogia

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h03

O curso de Pedagogia (licenciatura) tem como finalidade estabelecer o oferecimento de uma formação com capacidade de abranger, integradamente à docência, a participação da gestão e avaliação de sistemas e instituição de ensino em geral; a elaboração, a execução, o acompanhamento de programas e atividades educativas.

O curso pretende formar profissionais que compreendam que a atuação educativa é um processo pedagógico, metódico e intencional, diretamente ligado às relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da pedagogia.

O estudante de Pedagogia desenvolve-se nas articulações entre o conhecimento científico e cultural, com valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, e se localiza no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

Campo de atuação

Os profissionais formados em Pedagogia podem atuar nas múltiplas necessidades sociais e educativas que estão inter-relacionadas com a formação dos indivíduos, ou seja, na docência, pautados na relação entre teoria e prática. Nesse sentido, a formação do pedagogo é ampla e deve contemplar suas várias dimensões, proporcionando o conhecimento para a cidadania e a democracia. Desse modo, o pedagogo está apto para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como em questões educacionais.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: vespertino