Letras: Inglês
A prioridade do curso de Letras/Inglês (licenciatura) é a formação inicial de professores da disciplina de Inglês para atuação na educação básica. Para tanto, prima por uma formação coerente com os parâmetros e as orientações curriculares nacionais do Ministério da Educação.
A formação docente vivenciada no curso oportuniza o desenvolvimento de habilidades comunicativas a partir de discussões referentes às relações sociais locais e globais, trazendo para a sala de aula temas que estão presentes no imaginário coletivo e que são objetos das manifestações culturais do povo amazônico. Assim, diferentes práticas de linguagens são vivenciadas durante a formação inicial do professor de Inglês.
O curso favorece múltiplas experiências concernentes ao processo ensino-aprendizagem, cujas possibilidades perpassam por ensino, pesquisa e extensão, valendo-se de concepções de ensino e aprendizagem contemporâneas e de práticas de linguagem diversas.
No perfil do egresso em Letras/Inglês, devem se evidenciar: competência intercultural crítica e capacidade de lidar com a diversidade em suas diferentes manifestações em língua inglesa; desenvolvimento de conhecimentos sobre a língua inglesa e suas respectivas literaturas, envolvendo competências de mobilizar recursos linguísticos e de considerar diversos registros, modalidades, gêneros discursivos, variedades linguísticas, literárias e culturais.
Ele ainda deve demostrar atitude reflexiva diante da articulação e da transposição de questões teóricas e práticas no pensar e no agir de forma crítica, tendo em vista situações de diversos contextos de exercício da profissão; e apresentar conhecimento sobre concepções da formação docente como processo autônomo, transformador e contínuo, que dialoga com as diferentes áreas do conhecimento.
Campo de atuação
O egresso do curso de Letras/Inglês atua como professor de Inglês nos diversos contextos de ensino dessa língua estrangeira.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: matutino