Centro de Educação, Letras e Artes - Cela
ABI - Teatro
O curso de ABI - Teatro (licenciatura) visa à formação plena de educadores nessa área. O concludente deve articular competências e habilidades que o tornem capaz de exercer atividades como professor de Teatro em escolas de educação básica e espaços culturais.
A graduação propicia um conhecimento abrangente sobre teatro, em todas as suas concepções, e uma sólida formação humanística em consonância com os princípios que norteiam seu projeto pedagógico: ensinar, apreciar, produzir e pesquisar.
O concludente deve estar preparado para utilizar conhecimentos teóricos e práticos do ensino de Teatro em função de uma prática pedagógica efetiva e adequada ao mundo do trabalho; saber apreciar e analisar a linguagem teatral; realizar uma produção artística expressiva; desenvolver uma poética própria e trabalhar com pesquisas que incorporem a cultura brasileira.
O curso privilegia uma significativa formação artística, contemplando conhecimentos técnicos da linguagem teatral, contribuindo para que o aluno adquira autonomia perante sua atuação profissional. A integração entre a teoria e a prática fundamenta a formação docente pela contextualização dos conhecimentos nas situações de vivência cotidiana, preparando o profissional para exercer suas atividades docentes.
Campo de atuação
O licenciado em Artes Cênicas: Teatro encontra trabalho em cursos extracurriculares em escolas públicas ou particulares. Outra opção é lecionar em projetos sociais e empresas. É possível atuar, ainda, no terceiro setor, em ONGs, associações e cooperativas.
Vagas anuais: 40
Duração: 4 anos
Horário: vespertino
Letras: Espanhol
A missão do curso de Letras/Espanhol (licenciatura) é formar profissionais competentes para atuar na área dessa língua estrangeira e suas respectivas literaturas, com ênfase na docência. Nesse sentido, o curso, em sua estrutura curricular geral e obrigatória, fornece ao aluno o devido suporte em termos científico-culturais, dando-lhe a possibilidade de aprofundamento na língua e literaturas espanholas, bem como no caráter didático-pedagógico inerente aos cursos de licenciatura.
Assim, oportuniza-se uma sólida formação de caráter cultural, humanístico e pedagógico, para que seja edificada uma visão crítica da língua, junto a uma apropriada percepção histórico-social de sua evolução através dos estudos literários e linguísticos. Proporciona-se, portanto, ao futuro professor de Espanhol, uma formação sedimentada para que ele possa ter uma atuação criteriosa e crítica diante do contexto educacional brasileiro.
Além disso, o curso procura articular, sempre que possível, o ensino à pesquisa e à extensão, pois estes são os eixos básicos que compõem o ensino superior e podem proporcionar, além do foco na formação docente, a possibilidade de que o discente continue seu percurso de apropriação do conhecimento e tenha condições de ingressar em programas de pós-graduação.
Campo de atuação
O egresso da graduação em Espanhol está apto para lecionar nas redes pública e particular de ensino fundamental, médio e superior, de acordo com as demandas do mercado de trabalho, assim como em cursos de línguas. Ele deve ser capaz de selecionar materiais, metodologias e conteúdos teóricos e práticos relevantes para atuar nessas diferentes esferas da educação, articulando-os com potencialidades didáticas de recursos técnicos e tecnológicos dos variados meios digitais presentes em seu cotidiano como educador.
Também pode atuar como mediador em contextos interculturais, sabendo aplicar o conhecimento em língua espanhola em traduções, versões e revisões, bem como analisar e compreender os processos tradutórios.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: noturno
Letras: Francês
O curso de Letras/Francês (licenciatura) tem como propósito o ensino de francês como língua estrangeira e o ensino de literaturas de língua francesa. Os graduandos recebem a devida capacitação para o ensino de francês e suas literaturas na educação básica. Para tanto, o curso se volta às metodologias de ensino, à teoria linguística em língua francesa, aos estudos culturais ligados à língua francesa e às culturas de países francófonos.
Assim, a formação em língua francesa busca a inserção do graduando na realidade atual do mundo globalizado quanto à utilidade da língua francesa como código linguístico e cultural nas mais diversas expressões humanas, sejam elas sociais, políticas, econômicas, ecológicas, filosóficas, antropológicas etc.
Espera-se que o egresso de Letras/Francês tenha um perfil que integre formação teórica e prática em consonância com os avanços nas grandes áreas de estudo do curso (linguística, francês/língua estrangeira, literaturas) e que lhe permita contribuir para a difusão e melhoria do ensino de Francês e suas literaturas. Ele deve estar capacitado para produzir conhecimento científico nos campos de linguística e literatura, com habilidade de reflexão crítica adequada à tríade ensino, pesquisa e extensão.
Além da aquisição da base específica, o profissional desse curso deve ter autonomia e independência para transitar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Espera-se, ainda, que seja comprometido com a responsabilidade social e com a prática docente, sabendo, no que tange à prática, aliar os conhecimentos específicos consolidados no curso a um trabalho de desenvolvimento da formação continuada.
Campo de atuação
As diretrizes curriculares para os cursos de Letras preconizam que o graduado em Letras, tanto em língua materna quanto em língua estrangeira clássica ou moderna, deve ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela.
Dessa forma, o curso de Letras/Francês oferece a oportunidade de aprofundar os estudos em diversos domínios da língua francesa, bem como propicia a aquisição de competências úteis para atuar em várias áreas profissionais. O graduado pode ser professor de Francês e de Literatura Francesa. Ele pode, também, atuar em domínios que busquem profissionais com competências adquiridas nesse tipo de curso, como tradução, editoração e revisão de texto, pesquisa e assessoria.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino
Letras: Inglês
A finalidade do curso de Letras/Inglês (licenciatura) é oferecer uma sólida formação de caráter cultural e humanístico ao indivíduo para que ele construa uma visão crítica e descritiva da língua-alvo e tenha uma apropriada percepção histórico-social de sua evolução através dos estudos linguísticos e literários.
O curso habilita professores em língua inglesa e literaturas de língua inglesa para os ensinos fundamental e médio. Desse modo, cabe a esse profissional atuar de maneira inovadora, consciente e dinâmica no ensino de línguas e da literatura anglo-americana, sem desconsiderar sua inclusão e proficiência em outras áreas, tais como tradução e revisão de texto em inglês, crítica literária, difusão de arte e cultura.
Ressalta-se que o egresso de Letras/Inglês deve ser dotado de técnicas e habilidades indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem, bem como ser consciente da relevância da língua e literatura vernáculas.
Em geral, o perfil desse profissional requer conhecimento sobre a língua inglesa e suas literaturas, envolvendo competências para mobilizar recursos linguísticos e considerar diversos registros, modalidades, gêneros discursivos, variedades linguísticas, literárias e culturais.
Além disso, ele deve estar apto para fazer avaliação crítica do uso e da incorporação de recursos técnico-metodológicos sobre processos de aquisição da língua-alvo, bem como sobre metodologias de ensino de Inglês e suas literaturas em diferentes contextos. Ainda deve saber usar novas tecnologias da informação e da comunicação durante a prática docente e sua formação continuada.
Campo de atuação
O egresso de Letras/Inglês tem ampla possibilidade de inserção no mercado de trabalho, seja como professor ou em práticas diversas de linguagem. No que se refere ao ensino, compete a ele ministrar aulas de Inglês na educação básica das redes pública e particular. Também pode atuar como docente em institutos de idiomas e como dinamizador de programas de formação continuada.
Em ambientes não escolares, ele pode assessorar profissionais de diferentes áreas na utilização eficiente da linguagem verbal, com atividades de tradução, secretariado, assessoria, serviços de difusão cultural e de comunicação de massa, entre outros. Pode, ainda, desenvolver pesquisas na área dos estudos de linguagem e ensino.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino
Letras: Libras - Língua Portuguesa
O curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa (licenciatura) visa à formação de profissionais para o ensino da língua brasileira de sinais (Libras) e português como segunda língua, nos ensinos fundamental, médio e superior. O egresso do curso deve ter proficiência nas línguas estudadas em seus aspectos estruturais, funcionais e culturais.
Ele deve ser capaz de manifestar conhecimento linguístico, literário e intercultural, bem como ter capacidade para refletir criticamente sobre perspectivas teóricas que fundamentam sua formação. Deve ser capaz de fazer uso de novas tecnologias no exercício profissional, didático e pedagógico, compreendendo sua formação como processo autônomo e permanente.
Além dessas competências e habilidades, o curso lhe proporciona: reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno educacional, psicológico, social, ético, estético, histórico, cultural, político e ideológico; visão crítica das perspectivas teóricas adotadas na investigação linguística e literária que estrutura sua formação profissional; reconhecimento das variedades linguísticas de Libras e do português escrito, além das implicações sociais decorrentes do uso da norma padrão e das demais variações em diferentes manifestações discursivas; e compreensão sobre a produção escrita da língua portuguesa como segunda língua, a partir da singularidade linguística do surdo.
Campo de atuação
O egresso de Letras: Libras/Língua Portuguesa, conforme proposta de educação bilíngue sustentada pelo Ministério da Educação, está preparado para os serviços de tradução e interpretação de Libras para o português e vice-versa. Ele pode atuar na educação básica e superior.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino
Letras: Português
O objetivo do curso de Letras/Português (licenciatura) é formar um profissional interculturalmente competente, consciente de seu papel social e de suas relações com outros sujeitos. Possibilita-se ao egresso do curso reflexão sobre a linguagem, temas e questões relativas à investigação linguística e literária.
Pretende-se capacitá-lo a lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, seja na modalidade oral ou escrita. Assim, ele deve dominar o uso da língua portuguesa, em se tratando de sua estrutura, funcionamento e manifestações artísticas, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais.
Nesse sentido, o curso oportuniza ao estudante uma análise crítica sobre a literatura e sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico. Espera-se que ele compreenda sua formação profissional como processo contínuo e autônomo; tenha domínio dos conteúdos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, bem como domínio de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
O resultado do processo de aprendizagem deve ser a formação de profissional que, além da base específica consolidada, esteja apto para atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Deve ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e se comunicar dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras/Português.
Campo de atuação
O profissional formado em Letras/Português está apto para exercer a docência nas áreas de língua portuguesa, literatura e redação, nos ensinos fundamental e médio, seja em escolas públicas ou particulares. Ele pode atuar em cursos preparatórios para exames seletivos, em cursos profissionalizantes e superiores. Como profissional liberal, pode ministrar cursos em empresas industriais, comerciais e em outras instituições.
Além disso, pode ser redator, revisor de texto ou copidesque, trabalhando para jornais on-line ou impressos, editoras, órgãos públicos ou privados que necessitem publicar materiais diversos de divulgação e comunicação. Pode, ainda, assessorar na produção de programas de TV, rádio e programas computacionais que visem ao ensino da língua e das literaturas lusófonas, bem como atuar na composição artística de histórias e personagens de ficção em diferentes mídias.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino
Música
O curso de Música (licenciatura) objetiva formar profissionais habilitados para os ensinos fundamental e médio; para produção, pesquisa e crítica da música. Também pretende habilitá-los para exercer a prática musical, como instrumentistas, regentes, compositores, técnicos de som, educadores musicais e pesquisadores.
A formação desse profissional é voltada para o desenvolvimento da prática, da pesquisa e da produção musical, dentro das áreas específicas do conhecimento: interpretação, regência, composição, tecnologia, pesquisa e educação musical. Ele deve ser um profissional criativo, flexível, crítico e reflexivo, que saiba associar as possibilidades técnicas às competências emocionais e intelectuais.
Espera-se que a conquista de habilidades técnicas implique na contínua ampliação de como se vê o mundo ou se interpreta a realidade. Assim, intencionalmente motivado e motivador, o educador musical se forma e visa formar outros agentes.
Campo de atuação
O egresso de Música é capacitado para trabalhar no magistério da educação básica (ensinos fundamental e médio), em unidades escolares, e no nível superior. Ele pode, ainda, exercer atividades variadas na área da música, em instituições culturais, artísticas e de educação; em espaços expositivos e equipes multiprofissionais.
Vagas anuais: 40
Duração: 4 anos
Horário: noturno
Pedagogia
O curso de Pedagogia (licenciatura) pretende formar um profissional orientado pela percepção de que as competências profissionais não podem estar delimitadas aprioristicamente, mas se constroem na dinâmica estabelecida entre os pressupostos teóricos balizadores da formação e as condições objetivas em que ela se realiza.
O egresso de Pedagogia atua nas múltiplas necessidades sociais e educativas que estão relacionadas à formação individual, com percepção da docência e da gestão do trabalho pedagógico como objeto de estudo permanente. Ou seja, ele trabalha na docência, pautado na relação entre teoria e prática.
Desse modo, a formação do pedagogo é ampla e deve contemplar suas várias dimensões, proporcionando formação para a cidadania e a democracia. O curso proporciona competências, atitudes e habilidades relacionadas a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, gestão escolar e educação inclusiva, coerentes com seus objetivos e com o perfil profissional.
Campo de atuação
Vislumbram-se, como horizonte para o egresso de Pedagogia, o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; a inserção nos processos de organização e gestão das unidades escolares; a intervenção e a organização do trabalho pedagógico nas diferentes modalidades em que este se desenvolve.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino