Você está aqui: Página Inicial > Centro de Educação, Letras e Artes - Cela > Letras: Inglês

Letras: Inglês

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h40

A finalidade do curso de Letras/Inglês (licenciatura) é oferecer uma sólida formação de caráter cultural e humanístico ao indivíduo para que ele construa uma visão crítica e descritiva da língua-alvo e tenha uma apropriada percepção histórico-social de sua evolução através dos estudos linguísticos e literários.

O curso habilita professores em língua inglesa e literaturas de língua inglesa para os ensinos fundamental e médio. Desse modo, cabe a esse profissional atuar de maneira inovadora, consciente e dinâmica no ensino de línguas e da literatura anglo-americana, sem desconsiderar sua inclusão e proficiência em outras áreas, tais como tradução e revisão de texto em inglês, crítica literária, difusão de arte e cultura.

Ressalta-se que o egresso de Letras/Inglês deve ser dotado de técnicas e habilidades indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem, bem como ser consciente da relevância da língua e literatura vernáculas.

Em geral, o perfil desse profissional requer conhecimento sobre a língua inglesa e suas literaturas, envolvendo competências para mobilizar recursos linguísticos e considerar diversos registros, modalidades, gêneros discursivos, variedades linguísticas, literárias e culturais.

Além disso, ele deve estar apto para fazer avaliação crítica do uso e da incorporação de recursos técnico-metodológicos sobre processos de aquisição da língua-alvo, bem como sobre metodologias de ensino de Inglês e suas literaturas em diferentes contextos. Ainda deve saber usar novas tecnologias da informação e da comunicação durante a prática docente e sua formação continuada.

Campo de atuação

O egresso de Letras/Inglês tem ampla possibilidade de inserção no mercado de trabalho, seja como professor ou em práticas diversas de linguagem. No que se refere ao ensino, compete a ele ministrar aulas de Inglês na educação básica das redes pública e particular. Também pode atuar como docente em institutos de idiomas e como dinamizador de programas de formação continuada.

Em ambientes não escolares, ele pode assessorar profissionais de diferentes áreas na utilização eficiente da linguagem verbal, com atividades de tradução, secretariado, assessoria, serviços de difusão cultural e de comunicação de massa, entre outros. Pode, ainda, desenvolver pesquisas na área dos estudos de linguagem e ensino. 

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: vespertino