Ciências Sociais
As ciências sociais estudam a vida em sociedade. Isso inclui sociologia, antropologia, ciências políticas, economia, geografia humana, psicologia, comunicação e história linguística. O objetivo do curso de Ciências Sociais (bacharelado) é formar pesquisadores para o desenvolvimento do conhecimento crítico sobre a realidade social, cultural, política e histórica. Os profissionais formados são bacharéis em sociologia, antropologia e política.
A história das ciências sociais começa na Europa do século 19. Mas foi no século 20, em decorrência das obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, que esse ramo do conhecimento se desenvolveu. Seu elemento-chave foi a sociologia, neologismo cunhado por Auguste Comte, seu primeiro professor.
Campo de atuação
O cientista social é um profissional cujos conhecimentos o habilitam a trabalhar em pesquisa e análise de questões relativas a gênero, raça e identidade, entre outras. Pode atuar em áreas como religião, campesinato, saúde, trabalho e cultura. Também está inserido em contextos associados a sindicalismo, movimentos sociais, povos tradicionais etc.
Vagas anuais: 50
Duração: 3 anos
Horário: noturno